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Recursos Humanos

Aprenda como funciona a gestão de RH de Harvard

03/04/2024 14:01

Concebida pela por Michael Beer na Harvard School em 1984, essa abordagem inovadora destaca o papel crucial dos gestores na formulação de uma visão estratégica para envolver e desenvolver os colaboradores.

Reconhecendo que os gestores devem desenvolver uma perspectiva ampla e estratégica em relação aos recursos humanos, a estrutura de Harvard coloca os colaboradores como ativos valiosos, não apenas custos.

Destacar a responsabilidade dos gestores para alinhar a estratégia competitiva é essencial enquanto a equipe de RH é encarregada de promover o desenvolvimento de práticas que beneficiem ambas as partes.

Essa abordagem teve um impacto significativo na prática de gestão de RH, ampliando o contexto para incluir influências como a organização do trabalho e o estilo de supervisão, e enfatizando a importância da escolha estratégica pelos gestores.

Características da Gestão de RH de Harvard
A gestão de recursos humanos tem duas características principais:

Essencialmente, neste modelo:

1) os gestores de linha assumem mais responsabilidade pelo alinhamento da estratégia competitiva e das políticas de pessoal;

2) o pessoal tem a missão de definir políticas que regem como as atividades de pessoal são desenvolvidas e implementadas para fortalecer mutuamente as relações.

Vantagens do modelo de Harvard
Este modelo reconhece uma variedade de interesses das partes interessadas e amplia o contexto da gestão de recursos humanos para incluir influências contextuais, como a organização do trabalho e o estilo de supervisão.

Além disso:

1.  Incorpora o reconhecimento de uma série de interesses das partes envolvidas.
2.  Reconhece a importância dos compromissos entre os proprietários e os trabalhadores, bem como entre vários grupos de interesses.
3.  Amplia o contexto da gestão de recursos humanos para incluir a influência dos trabalhadores, a organização do trabalho e o estilo de supervisão.
4.  Reconhece uma ampla gama de influências na escolha da estratégia de gestão, combinando lógicas de produto-mercado e socioculturais.
5.  Enfatiza a escolha estratégica, evitando ser impulsionada pelo determinismo situacional ou ambiental.

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