Como o desenvolvimento ágil ajuda a melhorar o desenvolvimento software?

O desenvolvimento ágil tem se destacado como uma abordagem eficiente para o desenvolvimento de software. Diferente dos métodos tradicionais, o desenvolvimento ágil se baseia em valores como colaboração, adaptação e entrega contínua.

Neste artigo, exploraremos como essa abordagem pode ajudar a melhorar o desenvolvimento de software, trazendo benefícios para equipes de desenvolvimento e para os produtos finais.

Desenvolvimento Ágil: uma visão geral

O desenvolvimento ágil é um conjunto de práticas e princípios que enfatizam a colaboração e a flexibilidade durante o processo de desenvolvimento de software. Em vez de seguir um plano rígido do início ao fim, as equipes ágeis trabalham de forma iterativa e incremental, priorizando a entrega de valor em curtos períodos de tempo.

Um dos princípios fundamentais do desenvolvimento ágil é o manifesto ágil, que é um pequeno documento de texto baseado em 4 valores e 12 princípios para o desenvolvimento ágil de software.

• Valor ágil I – Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas
  • Valor ágil II – Software funcionando é melhor que documentação abrangente
  • Valor ágil III – Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos
  • Valor ágil IV – Responder a mudanças ao invés de seguir um plano

Sendo os 12 princípios:

• Satisfação do cliente
  • Mudança em favor da vantagem competitiva
  • Prazos curtos
  • Trabalho em conjunto
  • Ambientação e suporte
  • Conversa cara a cara
  • Funcionalidade
  • Ambiente de sustentabilidade
  • Padrões altos de tecnologia e design
  • Simplicidade
  • Autonomia
  • Reflexões para otimizações

Com base nesses valores, várias metodologias ágeis foram aprimoradas, como Scrum, Kanban e XP (Extreme Programming), cada uma com suas próprias características e práticas.

[Leia sobre: O que é desenvolvimento de software e
Mercado de trabalho: como entrar na área de desenvolvimento de software]

Como o desenvolvimento ágil ajuda o desenvolvimento de software

O desenvolvimento ágil ajuda o desenvolvimento de software de diversas maneiras. Ele promove uma abordagem iterativa e incremental, permitindo que o software seja entregue em partes funcionais ao longo do tempo, em vez de esperar até o final do projeto para ter um produto completo. Isso proporciona benefícios como os listados a seguir.

Maior flexibilidade e adaptabilidade

O desenvolvimento ágil permite que as equipes se adaptem rapidamente às mudanças de requisitos e prioridades. Por meio de iterações curtas, as equipes podem receber feedback constante dos clientes e stakeholders, permitindo ajustes e melhorias contínuas.

Entrega contínua de valor

Ao dividir o trabalho em incrementos menores, o desenvolvimento ágil permite que os produtos sejam entregues de forma mais rápida e frequente. Isso possibilita que as equipes atendam às necessidades dos clientes de forma ágil, garantindo que o software seja útil e relevante desde as primeiras versões.

Maior colaboração e engajamento da equipe

No desenvolvimento ágil, as equipes são incentivadas a colaborar de forma constante. Isso promove um maior engajamento dos membros da equipe, permitindo uma troca de conhecimento e ideias mais eficiente. A comunicação aberta e transparente é valorizada, é uma segurança para o sucesso do projeto.

Melhoria na qualidade do software

O desenvolvimento ágil enfatiza a prática de testes contínuos e integração contínua. Isso significa que os testes são realizados ao longo de todo o processo de desenvolvimento, garantindo a detecção precoce de erros e problemas. Com a intensa colaboração da equipe e o feedback constante dos usuários, é possível identificar e corrigir falhas de forma ágil, causadas em um software de maior qualidade.

Evita desperdício e recursos em funcionalidades desnecessárias

A abordagem ágil incentiva a simplificação e o foco nas necessidades reais dos usuários. Ao evitar o desperdício de tempo e recursos em funcionalidades desnecessárias, as equipes podem direcionar seus esforços para criar um software mais eficiente e com maior valor para os usuários finais.

[Leia sobre: Desenvolvedor de software: como se tornar um do zero]

Concluindo…

O desenvolvimento ágil oferece uma abordagem flexível, adaptável e colaborativa para o desenvolvimento de software. Ao permitir que as equipes se ajustem rapidamente às mudanças de requisitos e prioridades, entreguem valor de forma contínua, promovam uma maior colaboração e melhorem a qualidade do software, o desenvolvimento ágil se tornou uma opção atraente para empresas e equipes de desenvolvimento.

Através da aplicação de metodologias ágeis como Scrum, Kanban e XP, as equipes podem otimizar o processo de desenvolvimento, tornando-o mais eficiente e eficaz. No entanto, é importante ressaltar que o sucesso do desenvolvimento ágil depende da adoção de uma cultura colaborativa, assim como do engajamento da equipe e do compromisso com a melhoria contínua.

Dessa forma, o desenvolvimento ágil se tornou uma abordagem promissora para melhorar o desenvolvimento de software, permitindo uma maior capacidade de resposta às demandas dos clientes, um processo mais eficiente e um produto final de maior qualidade.

A Korú pode ajudar você em suas escolhas

Por meio de seus cursos profissionalizantes em desenvolvimento de software, como também em marketing digital, produtos digitais e engenharia de dados, também por meio de treinamentos corporativos para sua empresa desenvolver pessoas, a Korú tem acelerado negócios e carreiras.