Escola Koru

15 livros que todo líder deve ler

É importante que os líderes leiam livros sobre liderança para aprimorar suas habilidades e se tornarem líderes mais eficazes. Há muitos livros publicados que tratam de assuntos como liderança, gestão de equipes, princípios morais e éticos, habilidades essenciais, entre outras abordagens clássicas e atuais, best-sellers, listamos, a seguir, 15 deles:

1) OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZESSTEPHEN COVEY 

Este é um clássico que ensina hábitos que podem ajudar as pessoas a se tornarem mais eficazes em sua vida pessoal e profissional, conceitos capazes de nortear a humanidade em qualquer estágio da vida – recomendado para chefes de estado e indivíduos comuns, entre os quais estão os líderes.

2) O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA — JAMES C. HUNTER 

Clássico sobre liderança baseado em uma história fictícia, em que um executivo procura aprender com um monge sobre os princípios da liderança. Apresenta lições de liderança praticadas em princípios morais e éticos, mostrando como os líderes podem motivar e inspirar suas equipes.

3) A ARTE DA GUERRA – SUN TZU

Clássico da estratégia, amplamente utilizado no mundo dos negócios – Sun Tzu expõe conhecimentos que podem ser usados de diferentes formas e para diversos campos do conhecimento humano. As lições presentes neste livro ensinam a lidar com todos os conflitos e decisões que temos de tomar diariamente.

4) A ESSÊNCIA DO LÍDER — WARREN BENNIS 

Warreb Bennis, considerado o cabeça dos gurus de liderança pela revista Forbes, defende que um líder não necessariamente nasce líder, a pessoa pode desenvolver essa característica ao longo do tempo. O autor conversou com diversos líderes de destaque com o intuito de produzir um guia completo, com insights e qualidades fundamentais para a liderança. Destinado a quem já ocupa ou não uma posição de liderança e deseja aperfeiçoar as suas competências.

5) O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE LIDERANÇA? — JAMES KOUZES E BARRY POSNER 

O título do livro é bem claro e preciso, servindo como um alerta para quem deseja lapidar os seus conhecimentos, ou mesmo aprender a liderar grupos de pessoas. Os autores apresentam princípios-chave de uma liderança de sucesso, que já eram fundamentais no passado, são essenciais no presente e prometem ser cada vez mais necessários no futuro. As orientações deste livro incluem como pensar, como planejar, como agir e como tomar decisões mais eficazes, no contexto das equipes.

6) LIDERANÇA: A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO LÍDER DE SUCESSO —  DANIEL GOLEMAN 

Goleman descreve a evolução do seu pensamento e os resultados de pesquisas da neurociência sobre a dinâmica das relações humanas, os impactos da inteligência emocional na produtividade e no desempenho financeiro das empresas. É uma leitura recomendada para líderes, coaches e educadores, capazes de lidar com as oscilações típicas de seus cargos, Goleman reúne insights precisos para executar uma liderança com inovação e eficácia na gestão.

7) O EFEITO GATILHO — MARSHALL GOLDSMITH 

Goldsmith apresenta histórias de inspiração que nos ajudam a mudar a rotina e despertar de vez os nossos potenciais adormecidos. O autor compartilha lições de grandes nomes do mundo dos negócios, favorecendo a performance das pessoas, incluindo-se as lideranças. Também examina os gatilhos psicológicos e ambientais que nos impedem de alcançar o sucesso no trabalho e na vida.

8) COMECE PELO PORQUÊ — SIMON SINEK 

Esta é uma obra bem conhecida na área de desenvolvimento pessoal. Sinek conta que, antes mesmo de traçar o que e como faremos algo, temos que ter um motivo, o porquê de fazer, ter senso de propósito, pois sem isso, não há motivação que baste, levando a zero o ânimo e a dedicação às respectivas tarefas. Nesta obra, passamos a entender como pensam e agem os grandes líderes da atualidade. Tudo isso começa pelo porquê.

9) PIPELINE DE LIDERANÇA: O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO — RAM CHARAN, STEPHEN DROTTER, JAMES NOEL 

Com base no trabalho realizado em mais de 100 empresas ao longo de 10 anos, os autores compartilham o aprendizado obtido desde a publicação da primeira edição e oferecem seu modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar líderes. O livro inclui dúvidas dos leitores e novas histórias, com casos bem-sucedidos de transição e também as soluções para possíveis problemas na implantação das mudanças. E mostra como um pipeline obstruído pode comprometer toda a gestão de uma empresa, com impacto significativo na rotatividade e nos resultados.

10) LÍDERES SE SERVEM POR ÚLTIMO: COMO CONSTRUIR EQUIPES SEGURAS E CONFIANTES — SIMON SINEK

Em várias partes do mundo, líderes estão construindo ambientes em que as pessoas sentem que fazem parte. Em algumas equipes, as pessoas confiam tanto umas nas outras que literalmente dão a vida pelos colegas. É o caso, por exemplo, dos Fuzileiros Navais norte-americanos, que têm esse lema: “Os oficiais se servem por último”. A partir da observação desta e de outras corporações, e também do estudo das substâncias biológicas desenvolvidas ao longo do processo evolutivo do homem, Sinek mostra como certos locais criam Círculos de Segurança, que levam a equipes estáveis, adaptadas e confiantes, todos se sentem à vontade e devotam toda a sua energia para, com a empresa, prosperar e aproveitar oportunidades.

11) COMO SER UM LÍDER INCLUSIVO – LILIANE ROCHA

Para pessoas que estão em posição de liderança nos mais variados contextos e instituições, este livro traz uma síntese da experiência prática de Liliane Rocha, que ao longo de 13 anos tem atuado com Sustentabilidade e Diversidade em grandes empresas no Brasil e América Latina. A autora conta sobre sua bagagem para contribuir com o debate do tema em empresas brasileiras e internacionais. A partir de abordagem prática, o livro traz histórias inseridas no mundo empresarial, além de dados, estatísticas, aspectos de direitos humanos e vantagem competitiva para quem busca conhecimento nesta emergente discussão.

12) QUEM SABE FAZ A HORA! INICIATIVAS DECISIVAS PARA GESTÃO E LIDERANÇA – MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

Mário Sérgio Cortella volta o foco para o mundo do trabalho e de forma direta e inspiradora discorre sobre as competências certas em tempos incertos. Aborda questões decisivas para profissionais que ocupam posições de liderança, que respondem pela gestão e também para aqueles que têm essas aspirações no empreendimento de suas carreiras. A intenção com “Quem sabe faz a hora!” é ajudar a todos e todas. 

13) SER HUMANO É SER JUNTO! POR UMA VIDA SEM PRECONCEITO E COM DIVERSIDADE – MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

Mário Sérgio Cortella descreve os motivos pelos quais podemos aproveitar melhor a vida se aprendermos a nos relacionar sem preconceitos. Ressalta a importância de sermos uma sociedade diversa, plural e que acolhe todas as pessoas. Expressa que intolerância, polarização, hostilidade, desprezo são sintomas presentes em nosso cotidiano, que se originam, em grande medida, na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso e, muitas vezes, como inferior. É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar.

14) LIDERANÇA DISRUPTIVA: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TRANSFORMADORAS PARA LIDERAR NA GESTÃO DO AMANHÃ – SANDRO MAGALDI E JOSÉ SALIBI NETO

Os autores enfatizam que o maior desafio de uma(a) líder é adaptar a sua organização ao novo mundo, e para que essa adaptação tenha êxito, a própria pessoa deve se reinventar. O modelo atual de liderança foi forjado em um mundo que já não existe mais. A liderança tradicional se baseava sobretudo em métricas de produtividade e eficiência – elementos presentes na agenda de executivos nessa posição. No entanto, estamos diante de um novo mundo, que demanda um novo pensamento sobre liderança. Daí a liderança disruptiva, em relação à qual os autores entrevistaram dezoito líderes empresariais e experts globais no tema e desenvolvem a poderosa Constelação da Liderança, aprofundando-se em cada um dos perfis que compõem a constelação ao longo dos capítulos do livro.

15) EMPATIA ASSERTIVA: COMO SER UM LÍDER INCISIVO SEM PERDER A HUMANIDADE – KIM SCOTT

Este livro é um guia para líderes desnorteados(as) ou exaustos(as) pelo trabalho de gestão e foi escrito tanto para chefes como para “chefes de chefes”. Baseado em anos de experiência da autora, que inclui sugestões práticas e mostra aos gestores e gestoras como ter sucesso sem perder o lado humano no ambiente corporativo, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas vão poder apreciar o que fazem e os colegas.

Gostou das dicas?! 

Esses 15 livros são muito interessantes e oferecem insights sobre estratégias e técnicas para liderar equipes e organizações, além de fornecerem exemplos de liderança bem-sucedida, levando os líderes a aprenderem com a experiência de outros líderes e, com isso, a evitarem erros comuns e as armadilhas cotidianas, e se tornarem mais bem-sucedidos em suas próprias funções de liderança.

Cada leitura nos traz ensinamentos que podem ser aplicados em uma ampla variedade de contextos, desde empresas e organizações até equipes e grupos comunitários. É sempre importante buscar conhecimento e aprimoramento para crescer como líder e esses livros são excelentes fontes de inspiração e conhecimento.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!