Escola Koru

Carreira: como fazer seu planejamento profissional

Planejar o crescimento pessoal e profissional tem a ver, também, com o planejamento de carreira, independentemente do seu segmento, da sua formação, da sua função e cargo, se está buscando recolocação.

Antes de falarmos diretamente sobre planejamento de carreira, vamos entender a diferença entre planejamento e plano de carreira. Isto porque muitas pessoas confundem os dois termos, como se fossem sinônimos, mas não são.

O que é planejamento e plano de carreira? Você sabe a diferença?

Planejamento de carreira

Trata-se de um projeto ou programa de desenvolvimento da pessoa, de suas responsabilidades, sua necessidade de buscar uma formação técnica, comportamental, suas habilidades etc. 

A pessoa projeta como vai alcançar seus objetivos a partir da sua vocação, desencadeando todas as necessidades para isso. Trata-se do seu plano pessoal de carreira e isso tem tudo a ver com autogestão. 

Ou seja, todo/toda profissional deve ser o protagonista da própria carreira, dos seus objetivos e das ações para alcançar seus resultados, com foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência.

Plano de carreira

Trata-se do descritivo com os passos da jornada de desenvolvimento da pessoa em uma empresa, é  o direcionamento do seu crescimento profissional; a empresa faz o desenho dessa trajetória com base no cargo, nas competências e/ou habilidades da pessoa. 

No plano de carreira, a empresa dá todo o respaldo à pessoa para que ela se desenvolva, para sua ascensão profissional, dentro da empresa, com o intuito de compor equipes de alta performance, atrair e reter esses talentos.

Toda carreira deve ser trabalhada ao longo da vida profissional, com atenção, cuidado, atualização, com foco em crescimento.

“O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa e o plano de carreira é responsabilidade da empresa, se ambos fizerem sua parte, conseguirão conquistar seus objetivos.” (Administradores.com)

Agora, já compreendida a diferença, vamos ao foco: Planejamento de carreira.

O planejamento de carreira

Toda pessoa que projeta a sua vida profissional, a sua carreira, idealiza um caminho, traça uma jornada de metas e conquistas, de realizações para o alcance de algo maior, um objetivo. Elabora o seu futuro, aonde quer chegar, em que deseja atuar.

A pessoa coloca nessa jornada as etapas que a levarão ao resultado: o sucesso profissional, com base em suas habilidades, em seu conhecimento, sua busca, o que precisa mudar, reciclar, aprender, fazer, articular e todas as ações inerentes às suas perspectivas.

Planejando sua carreira em Engenharia de Dados ou Desenvolvimento de Software

O mercado está bastante aquecido para os profissionais de engenharia de dados e de desenvolvimento de software, há muitas oportunidades com planos de carreira que podem ser compatíveis com o seu planejamento. 

Até 2030 todas as pessoas do mundo serão impactadas pelo uso de dados e da inteligência artificial. 

Com a alta procura e as poucas opções de profissionais qualificados, o mercado de tecnologia no Brasil é uma grande oportunidade.

A Korú dispõe de cursos que capacitam os/as participantes para lidar com grandes volumes de informação e gerar valor e transformação para outras pessoas e organizações. Engenharia de Dados e Desenvolvimento de Software são dois dos cursos desenvolvidos ao longo de uma carga horária de 240 horas divididas entre aulas online, presenciais (em Campinas), mentorias e projetos.

Além disso, a Escolha dispõe de um Centro de Carreiras para ajudar você a escolher a especialização adequada e entrada no mercado de trabalho.

Fale com a nossa equipe. No que depender da Korú, vamos diminuir as estatísticas desse mercado.

Post Relacionados

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!