No mundo empresarial em constante evolução, os líderes enfrentam desafios cada vez mais complexos. Para se manterem à frente da concorrência e impulsionar o crescimento de suas organizações, é fundamental investir continuamente em desenvolvimento profissional, especialmente na área de gestão.
Se fosse fácil, qualquer um faria, né? A gente só esquece que no meio desse processo tem um pessoa humana e, certamente, não tão racional quanto acha que é.
Mas, quais são os benefícios tangíveis que a formação em gestão pode proporcionar aos líderes empresariais?
Considere o seguinte quando considerar investir na formação em gestão para líderes.
1. Melhoria da tomada de decisões
Dados da Harvard Business Review mostram que líderes com formação em gestão tendem a tomar decisões mais eficazes e estratégicas. A compreensão de conceitos fundamentais de gestão, prepara os líderes a avaliar melhor as situações e tomar decisões informadas, resultando em melhores resultados para suas organizações.
Leia também: 5 dicas para lideranças aplicarem ainda hoje para atraírem talentos
2. Aumento da produtividade e eficiência
Estudos conduzidos pelo Instituto de Pesquisa em Economia e Gestão revelam que empresas lideradas por pessoas gestoras com formação em gestão demonstram níveis mais altos de produtividade e eficiência.
Isso se deve à capacidade de implementar práticas de gestão eficazes, otimizar processos e motivar suas equipes de forma mais eficaz, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo. Para isso, é necessário o preparo de líderes transformadores, que identifiquem oportunidades e tomem decisões mais assertivas.
A Korú promove a Formação de Lideranças para todos os níveis, desde o iniciante ao avançado, oferecendo as ferramentas necessárias para que seus líderes gerenciem a sua equipe de forma humana e eficaz.
Conheça mais sobre o treinamento corporativo para líderes!
Aprenda: Como usar a gestão do conhecimento em seu plano de carreira
3. Adaptação às mudanças do mercado
Pesquisas do Instituto McKinsey indicam que líderes com formação em gestão são mais capazes de se adaptar às mudanças do mercado e antecipar tendências futuras.
A compreensão das dinâmicas do mercado, combinada com habilidades de análise e planejamento estratégico, permite que identifiquem oportunidades de crescimento e conduzam suas organizações de forma proativa em um ambiente empresarial em constante mudança.
Importante: O papel da liderança no uso de IA + 5 práticas de gestão para o sucesso
E… o que tem de humano nisso?
Além dos dados e estatísticas, é crucial destacar as conexões humanas e como a formação em gestão pode contribuir para tornar os líderes mais humanos.
De acordo com a Sociedade para o Desenvolvimento de Gestão, a formação em gestão não apenas desenvolve habilidades técnicas, mas também habilidades de liderança essenciais, como comunicação eficaz, tomada de decisões éticas e gestão de conflitos.
Competências e capabilidades que promova um ambiente adequado para a gestão exige, também:
- Compreensão Empática
- Comunicação Transparente
- Foco no Desenvolvimento Pessoal e do Time
Investir no desenvolvimento dessas habilidades não apenas melhora o desempenho individual do líder, mas também fortalece a cultura organizacional e promove o crescimento a longo prazo da empresa.
Confira também: Como formar líderes: um roteiro prático para empresas
Por fim, compreender o seu contexto e colocar a liderança em contato com as pessoas que ela deve servir, além da essência do ser humano. Precisamos aprender com as experiências e com quem convivemos.
“Os seres humanos são definidos pela sociedade na qual vivem” — Heidegger
Por isso, viva e seja um líder humano, que busca se desenvolver e aprender com as experiências dos outros. Que acredita que dados e estatísticas ajudam na tomada de decisão mas não a determinam. Que entende a complexidade do outro e que aceita ser, para além de Super Man, um Homer Simpson também 😉
E se você quer aprender mais sobre uma gestão eficiente e liderança humana, conheça mais sobre os treinamentos da Korú!