Escola Koru

Transparência salarial nas descrições de vaga

A busca por transparência e equidade é uma pauta cada vez mais presente nas discussões sobre mercado de trabalho. E quando se trata de salários, a transparência pode ser um fator decisivo na hora de se candidatar a uma vaga. 

A prática de esconder informações salariais pode gerar desconfiança e insatisfação, levando a uma queda na motivação e no engajamento. E desagrada muito os candidatos.

Neste artigo, vamos explorar como essa transparência pode agradar os candidatos e ser uma vantagem para as empresas.

A transparência salarial é valorizada pelos candidatos

A transparência salarial é uma prática que vem ganhando espaço no mercado de trabalho, mostrando-se como um dos fatores importantes para atrair e reter talentos, ajudando, inclusive, a reduzir a desigualdade salarial e promover a igualdade de oportunidades. 

Quando uma empresa adota a transparência salarial, ela demonstra confiança em seus processos seletivos e exalta seus valores. Essa medida pode atrair talentos que estejam buscando uma cultura organizacional mais transparente e justa.

A transparência salarial pode ajudar a atrair pessoas que estejam procurando por igualdade de oportunidades.

A Forbes dá um importante sinal de alerta aos candidatos, o que também vale para as empresas, enfatizando que prestem atenção em processos seletivos, a começar pela descrição da vaga: 

“Preste bastante atenção na descrição da vaga, pois ela vai te contar muito sobre a companhia e a sua cultura. Se o anúncio da posição tiver requisitos não realísticos e razões insuficientes sobre a abertura da vaga, faltar o porquê você deveria estar interessado na oportunidade ou uma perspectiva salarial, isso é um alerta”.

Fator de atração e retenção de talentos

Contar com um time dos sonhos começa com a atração de talentos. Atrair e reter talentos é um grande desafio, por isso, estratégias de atratividade facilitam a chegada a esse objetivo.

A transparência salarial é importante na hora de decidir se candidatar a uma vaga:

“Estudos mostram que transparência salarial pode reduzir desigualdade de gênero, mas quando mal aplicada, também prejudica o turnover. Seja para quem está procurando um emprego ou quem já é funcionário de uma empresa, a transparência salarial é um aspecto importante. No caso dos candidatos, ela indica se vale ou não a pena seguir no processo seletivo —  que, muitas vezes, é bastante exaustivo. Já para os contratados, ela ajuda no plano de carreira e mostra se está na hora de mudar de trabalho.” (ThinkWork)

Em um estudo realizado pelo Glassdoor, os resultados indicam que: 

“Oito em cada dez pessoas em busca de um emprego em 2020 preferiam vagas com pelo menos uma informação aproximada de salário. Mais da metade dos funcionários entrevistados relatou não ter ideia de qual era o salário quando se candidatou para o último emprego.”

O Indeed também realizou uma pesquisa em 2022, com 858 trabalhadores brasileiros:

“76% buscam informações sobre salários antes de se candidatar a uma vaga. O levantamento também mostrou que 61% dos entrevistados falam sobre salário com colegas sem maiores problemas”.

Os números apontam a importância de incluir informações claras e transparentes sobre a gestão nas apresentações de vagas e em outras comunicações internas. Dessa forma, as empresas podem se destacar como empregadoras que valorizam seus funcionários.

Quando as pessoas sabem o que é esperado delas e como podem progredir dentro da empresa, elas se sentem mais valorizadas e engajadas.

Vantagens para as empresas 

Além de atrair mais candidatos, a transparência salarial, entre as vantagens tem-se a redução do tempo e os custos com processos seletivos.

A transparência salarial também pode ajudar a melhorar a imagem da empresa, mostrando que ela valoriza a transparência e a equidade. Este representa um fator positivo para a atração de talentos e mesmo para a fidelização de funcionários.

A desigualdade salarial ainda é uma realidade no Brasil e no mundo 

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2022, a diferença salarial entre homens e mulheres ainda é significativa em diversos países, incluindo o Brasil. 

“As mulheres ganham salários 20% menores em média do que os homens”.

Nesse mesmo contexto, depreende-se que a transparência salarial desde a atração pode ser uma ferramenta importante para promover a igualdade de gênero e reduzir a desigualdade salarial, bem como a chance de que preconceitos inconscientes influenciem as decisões de remuneração.

Política de transparência salarial e de cargos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1.149/2022, que estabelece mudanças para empresas empregadoras, exigindo uma política de transparência salarial e de cargos. (Forbes)

O texto traz regras relevantes para ambas as partes do vínculo empregatício, patrão e empregado: 

“Obriga as empresas, na oferta de vagas de trabalho, mencionar, além dos requisitos da vaga oferecida, a faixa salarial correspondente […]”. sob pena de multas de até 5 salários mínimos pelo não cumpimento das determinações. (Forbes)

Concluindo…

A transparência na descrição das vagas é uma prática que tende a se tornar cada vez mais comum e valorizada pelos candidatos. 

Além de ser uma vantagem para a atração de talentos, ela pode trazer benefícios para as empresas. O processo seletivo, assim, torna-se mais eficiente e transmite uma imagem positiva no mercado de trabalho. 

As empresas que desejam se destacar e atrair os melhores profissionais devem considerar a adoção dessa prática em seus anúncios de vagas.

Prepare-se para o mercado de trabalho

Na Korú, você aprende fazendo na prática, utilizando casos reais de empresas reais. Nossa formação visa transformar cada profissional de maneira completa. Aqui, mostramos tudo o que as empresas precisam, mas geralmente não contam.

E para as empresas, oferecemos conteúdo focado para desenvolver seus times e acelerar carreiras e alavancar resultados da atração ao engajamento e retenção de talentos.

Fale com um de nossos especialistas: www.escolakoru.com.br

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!