Escola Koru

Qual a diferença entre emprego e empregabilidade?

Emprego 

É uma relação de trabalho formal entre um empregador e um empregado, em que o empregado é contratado para realizar um conjunto específico de tarefas ou funções em troca de uma remuneração.

O empregador fornece as ferramentas e os recursos necessários para que o empregado execute suas tarefas, bem como assume a responsabilidade pelos impostos, benefícios e outras questões relacionadas à gestão do emprego. Ou seja, o emprego diz respeito a conseguir uma vaga de trabalho, pensar apenas na oportunidade de curto prazo.

Empregabilidade 

Refere-se à capacidade de um indivíduo de manter um emprego ou encontrar um novo emprego quando necessário. A empregabilidade é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo educação, habilidades, experiência, rede de contatos profissionais e habilidades de comunicação.

Ter alta empregabilidade significa que você é um profissional valioso que pode adaptar-se facilmente às mudanças no mercado de trabalho e às necessidades dos empregadores.

Embora o emprego e a empregabilidade estejam relacionados, são duas coisas distintas. Enquanto o emprego se refere a uma posição de trabalho específica, a empregabilidade se refere às habilidades e características que tornam um indivíduo um candidato forte para qualquer posição almejada.

Além disso, a empregabilidade é um conceito mais amplo, que inclui não apenas a capacidade de manter um emprego, mas também a capacidade de mudar de emprego ou campo de atuação, se necessário.

Leia também: Transparência salarial nas descrições de vaga

E como melhorar a sua empregabilidade? 

Vou listar algumas dicas que me ajudaram e ajudam a manter minha empregabilidade:

  1. Invista em sua educação e habilidades: é importante continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades para se manter relevante e competitivo no mercado de trabalho. Já ouviu falar no conceito de lifelong learning? Pois é, as empresas estão cada vez mais de olho em pessoas que seguem aprendendo ao longo da vida, além de que fazer cursos, workshops ou obter certificações em sua área de atuação também te ajudam a ter um conhecimento mais profundo sobre aquilo que você vai executar no seu dia a dia.
  2. Desenvolva habilidades interpessoais: a capacidade de se comunicar efetivamente, trabalhar em equipe e liderar projetos são habilidades altamente valorizadas pelos empregadores. Desenvolva sua capacidade de se relacionar com outras pessoas e trabalhar em equipe. Principalmente quando falamos de carreira, conforme uma pessoa cresce, habilidades interpessoais são cada vez mais necessárias para o dia a dia dela.
  3. Seja flexível: esteja aberto a novas oportunidades e experiências, mesmo que elas estejam fora de sua zona de conforto. Aprenda a se adaptar rapidamente às mudanças no mercado de trabalho, o mundo muda cada vez mais rápido e se a gente não estiver aberto às possibilidades, pode ser que não consigamos conquistar o que queremos.
  4. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado: esteja ciente das mudanças em sua indústria e mantenha-se atualizado sobre as tendências emergentes. Isso pode ajudá-lo a se antecipar às necessidades das empresas e a se preparar para as mudanças que podem afetar sua carreira e rotina diária de trabalho.
  5. Tenha um currículo e perfil profissional atraentes: mantenha seu currículo atualizado e tenha um perfil profissional forte em plataformas como o LinkedIn. Certifique-se de que suas habilidades, experiências e realizações estejam claramente apresentadas para as empresas que estão buscando contratar pessoas.
  6. Construa sua rede de contatos profissionais: talvez essa seja a dica mais valiosa de todas. Hoje em dia, tudo acontece em rede e as pessoas se falam antes de tomarem decisões. Conhecer pessoas em sua área de atuação pode ser uma fonte valiosa de informações e oportunidades de emprego. Participe de eventos, busque pessoas no linkedin e chame elas para bate papos, conheça as pessoas do seu trabalho atual de maneira profunda, afinal, você nunca sabe onde elas estarão amanhã.

E essas dicas não são apenas para serem aplicadas quando você estiver procurando emprego. Lembre-se do conceito de emprego x empregabilidade.  A  empregabilidade é um processo contínuo e que requer esforço e dedicação para manter-se relevante e competitivo no mercado de trabalho, por isso precisa ser rotina e não algo pontual. Ao implementar essas estratégias, você pode melhorar sua empregabilidade e se tornar um candidato mais atraente para as empresas. 

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!