Otimizando seu conteúdo para as novas mudanças do Google

SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é uma estratégia crucial para garantir que seu site seja encontrado pelos usuários quando realizam pesquisas online. Em essência, SEO é o processo de otimizar seu conteúdo para que ele apareça no topo dos resultados de busca, aumentando assim sua visibilidade e alcance.

Em março de 2024 o Google apresentou uma nova atualização, que representa uma mudança significativa na forma como a gigante das buscas avalia e ranqueia os sites. As mudanças têm como objetivo melhorar a qualidade geral das pesquisas, removendo conteúdos de baixa qualidade e spam das páginas de resultados.

Mas não se preocupe, estamos aqui para guiá-lo através dessas mudanças e ajudá-lo a se adaptar de forma eficaz.

mudancas-no-google

Priorizando qualidade

O Google está aprimorando seus sistemas de classificação para garantir que apenas informações úteis e relevantes alcancem o topo dos resultados de busca. Isso inclui identificar e eliminar páginas não úteis, como aquelas com uma experiência ruim para o usuário ou conteúdo projetado apenas para motores de busca, não para pessoas reais.

Elizabeth Tucker, diretora de produto do Google, enfatiza que essa atualização visa remodelar a narrativa em torno da qualidade das pesquisas, assegurando que conteúdo valioso seja priorizado.

Leia também: O que é Growth Marketing em 2024: conceito e 5 pilares da estratégia para você por em prática

Políticas Anti-Spam aprimoradas

Para combater conteúdos de baixa qualidade e spam, o Google está implementando políticas anti-spam novas e mais eficazes. Essas políticas visam especialmente três áreas: abuso de domínios expirados, abuso de conteúdo em escala e abuso da reputação do site. Ao focar nesses aspectos, o Google busca manter seu ambiente de pesquisa limpo e confiável.

Importante: Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz para fortalecer a presença digital

Redução de Conteúdo Não Original

A atualização também visa reduzir a presença de conteúdo não útil e não original nos resultados de busca. O objetivo é identificar páginas que oferecem uma experiência ruim ao usuário ou que são criadas apenas para atender a termos de busca específicos. Com essa iniciativa, espera-se uma redução significativa, em torno de 40%, do conteúdo de baixa qualidade nos resultados de pesquisa.

Confira também: Aprenda estratégias avançadas de automação de marketing

Penalidades e Comunicação

Uma novidade dessa atualização é a implementação das “ações manuais”. Quando um site é detectado pelo Google como não seguindo suas diretrizes, pode sofrer uma “ação manual”, resultando na remoção completa do site dos resultados de pesquisa.

Desde o início de março, tem sido observado um aumento no número dessas notificações, o que ressalta a importância de seguir as diretrizes do Google e manter uma comunicação consistente com eles.

Você sabia? 5 estratégias para otimizar conversões nas suas campanhas

Mas veja agora o lado bom, embora as mudanças no algoritmo do Google possam parecer intimidadoras, elas representam uma oportunidade para os criadores de conteúdo se destacarem, produzindo material valioso e relevante.

Mantenha-se atualizado com as diretrizes do Google, foque na qualidade do seu conteúdo e esteja aberto a ajustes conforme necessário. Com uma abordagem proativa, você pode não apenas se adaptar, mas também prosperar nesse novo cenário de SEO.

Aproveita e se aprofunde no Marketing Digital com a Korú para se destacar no mercado!