Já parou para pensar por que será que a inteligência emocional é algo cada vez mais valorizado no ambiente de trabalho?
No mundo acelerado e competitivo em que vivemos, as empresas, nas últimas décadas, começaram a reconhecer que além das habilidades técnicas e do conhecimento específico que profissionais podem (e devem) ter, a capacidade de compreender, saber gerenciar emoções e estabelecer relacionamentos saudáveis são aspectos fundamentais para não apenas criar um ambiente saudável de trabalho como também identificar profissionais com potencial para sucesso.
Afinal de contas, além de profissionais, somos seres humanos complexos.
A inteligência emocional pode ser definida, então, como a habilidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções, bem como entender e se relacionar com as emoções dos outros.
No contexto do trabalho, isso implica saber lidar com o estresse, manter a calma em situações desafiadoras (habilidade muito importante e muito difícil de se alcançar) e se comunicar efetivamente com colegas, superiores e clientes. Ela envolve o desenvolvimento de habilidades pessoais e inter-pessoais.
Por isso, uma das principais vantagens de desenvolver inteligência emocional no ambiente de trabalho é a capacidade de lidar com o estresse. Todos enfrentamos pressões e demandas no trabalho, mas quem possui inteligência emocional está, com certeza, mais apto a gerenciar o estresse de forma saudável.
Porque, afinal de contas, não adianta apenas saber lidar com estresse, é necessário entender como ele nos impacta, que atitudes podemos tomar para minimizá-lo e não deixar que ele nos paralise.
Profissionais com inteligência emocional, portanto, têm maior capacidade de reconhecer quando estão ficando sobrecarregados e tomar medidas para se acalmarem, seja por meio de técnicas de respiração, pausas regulares, atividades de relaxamento ou endereçando o problema (uma vez identificado, por exemplo, uma sobrecarga de tarefas ou um acúmulo de prazos) com seus gestores e pares. Isso não apenas melhora a saúde mental e física, como impacta a produtividade e a qualidade do trabalho.
Além disso, a inteligência emocional é crucial para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis no local de trabalho. Saber se comunicar de forma clara e empática, ouvir atentamente as opiniões dos outros e ter empatia são habilidades essenciais para criar um ambiente colaborativo e produtivo.
Ler o ambiente, saber filtrar, acertar na comunicação, enfim, todas essas são habilidades importantíssimas.
Os profissionais com alta inteligência emocional conseguem resolver conflitos de forma mais inteligente e construir (e participar de) equipes mais coesas e equilibradas, promovendo uma cultura de respeito e confiança.
Outro aspecto importante da inteligência emocional é a capacidade de se adaptar às mudanças!
No ambiente de trabalho, as mudanças são constantes e os que possuem inteligência emocional estão mais abertos a novas ideias e mais dispostos a se adaptar a diferentes situações quando for o caso. São pessoas mais resilientes diante de desafios e conseguem encontrar soluções criativas para os problemas que surgem.
Essa capacidade de se adaptar às mudanças é fundamental para o crescimento profissional, além de contar como um fator que pode diferenciar você da multidão.
Desenvolver a sua inteligência emocional pode ser o que vai fazer você traçar caminhos de liderança. É uma habilidade essencial. Desenvolvê-la traz benefícios enormes para seu sucesso profissional e individual.