Quem tem dados, tem ouro: cada vez mais empresas que dominam a arte de coletar, analisar e interpretar dados conquistam uma vantagem competitiva inigualável, tomando decisões mais assertivas, otimizando processos e impulsionando resultados estrondosos.
Prepare-se para conhecer mais sobre o termo data-driven, uma estratégia que transforma dados brutos em insights valiosos. Fique comigo!
Artigos relacionados:
- Front-end, Back-end e Full stack: o que são?
- O que é Machine Learning e como trabalhar na área
- Desenvolvedor mobile: o que faz e as habilidades necessárias
O que é data-driven?
Data-driven, em tradução literal, significa guiado por dados. É uma filosofia de gestão que utiliza dados como base fundamental para a tomada de decisões em todos os níveis da organização.
Em vez de se basear em intuição ou achismos, as empresas data-driven utilizam dados concretos e análises estatísticas para embasar suas estratégias, otimizar seus processos e alcançar resultados superiores.
Isso significa:
- Coletar dados relevantes de fontes internas e externas, como vendas, clientes, mercado e comportamento do consumidor.
- Organizar e armazenar dados de forma eficiente e segura.
- Analisar dados utilizando ferramentas avançadas e técnicas estatísticas.
- Interpretar dados e extrair insights valiosos que podem ser utilizados para tomar decisões estratégicas.
- Comunicar os resultados de forma clara e concisa para todos os stakeholders.
O que é cultura data–driven?
Cultura data-driven é mais do que apenas usar dados.
É uma gestão que permeia toda a organização, onde os dados são valorizados como um ativo estratégico e utilizados para embasar praticamente todas as decisões, desde o planejamento estratégico até as operações diárias.
Em uma cultura data-driven:
- Todos os colaboradores têm acesso aos dados e são incentivados a utilizá-los em seu trabalho diário.
- A coleta de dados é um processo contínuo e integrado em todos os departamentos.
- A análise de dados é realizada de forma regular e com o uso de ferramentas avançadas.
- Os resultados das análises de dados são comunicados de forma clara e concisa para todos os stakeholders.
- A tomada de decisões é baseada em dados concretos e insights valiosos.
A partir de uma leitura estratégica dos dados, as empresas que têm uma cultura data-driven apresentam uma vantagem competitiva, alinhando mais e mais os seus produtos e serviços aos interesses do consumidor.
Como aplicar data-driven na minha empresa?
Implementar uma cultura orientada por dados em uma empresa requer mais do que apenas o uso de tecnologia avançada; é determinante mudar a mentalidade e os processos internos da organização.
Comece com a qualidade dos dados
A qualidade dos dados é essencial para qualquer iniciativa data-driven. Dados ruins podem comprometer análises, a aplicação de inteligência artificial e outras iniciativas digitais.
Além disso, aumentam os custos operacionais e dificultam a monetização. Portanto, um dos primeiros passos é se concentrar na limpeza dos dados existentes e melhorar os processos de coleta de dados.
Leia também: Proteção de dados na internet: conceito, importância e como garantir a privacidade do usuário
Envolva todos os funcionários
Para garantir que todos na empresa adotem uma cultura orientada por dados, é importante oferecer um programa de treinamento abrangente, como os treinamentos corporativos da Korú.
Este programa deve explicar os papéis dos funcionários como criadores e consumidores de dados, destacando a importância da correta gestão de dados para o sucesso da empresa.
Integrar o treinamento sobre cultura de dados na integração de novos funcionários também é crucial para construir esse mindset desde o início.
Importante: Diferenças entre Engenharia de Dados & Desenvolvimento de Software
Crie programas de embaixadores de dados
Desenvolver uma rede de líderes internos que promovam a cultura de dados pode ser muito eficaz. Identifique líderes de várias áreas para atuar como embaixadores de dados e ofereça treinamento detalhado para capacitá-los.
Destacar o trabalho dos embaixadores usando boletins internos, canais sociais e mídia interna ajuda a dar visibilidade e reconhecimento aos seus esforços.
Incentive a inovação
Empoderar os funcionários para usar dados de maneira criativa é essencial para fomentar a inovação.
Permita que utilizem as ferramentas aprendidas no treinamento para resolver problemas específicos e organize competições internas, como torneios de inovação, para incentivar a aplicação criativa dos dados.
Promover histórias de sucesso pode motivar e inspirar outros funcionários a adotar práticas orientadas por dados.
Ajude a aplicar a cultura data-driven na sua empresa
Antes do treinamento, as empresas buscam profissionais que já possuem uma boa bagagem na tecnologia. Por isso, dominar ferramentas, tendências e IA é essencial para sua carreira.
Dê o primeiro passo no Curso de Desenvolvimento de Software da Korú. Além de aprender as linguagens de programação e análise de dados, você tem ainda a oportunidade de aprender com quem sabe, profissionais e professores gigantes do mercado.