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Data-driven: o que é, como funciona e como aplicar

Quem tem dados, tem ouro: cada vez mais empresas que dominam a arte de coletar, analisar e interpretar dados conquistam uma vantagem competitiva inigualável, tomando decisões mais assertivas, otimizando processos e impulsionando resultados estrondosos. 

Prepare-se para conhecer mais sobre o termo data-driven, uma estratégia que transforma dados brutos em insights valiosos. Fique comigo! 

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data-driven

O que é data-driven? 

Data-driven, em tradução literal, significa guiado por dados. É uma filosofia de gestão que utiliza dados como base fundamental para a tomada de decisões em todos os níveis da organização. 

Em vez de se basear em intuição ou achismos, as empresas data-driven utilizam dados concretos e análises estatísticas para embasar suas estratégias, otimizar seus processos e alcançar resultados superiores. 

Isso significa: 

  • Coletar dados relevantes de fontes internas e externas, como vendas, clientes, mercado e comportamento do consumidor. 
  • Organizar e armazenar dados de forma eficiente e segura. 
  • Analisar dados utilizando ferramentas avançadas e técnicas estatísticas. 
  • Interpretar dados e extrair insights valiosos que podem ser utilizados para tomar decisões estratégicas. 
  • Comunicar os resultados de forma clara e concisa para todos os stakeholders. 

O que é cultura datadriven? 

Cultura data-driven é mais do que apenas usar dados.  

É uma gestão que permeia toda a organização, onde os dados são valorizados como um ativo estratégico e utilizados para embasar praticamente todas as decisões, desde o planejamento estratégico até as operações diárias. 

Em uma cultura data-driven: 

  1. Todos os colaboradores têm acesso aos dados e são incentivados a utilizá-los em seu trabalho diário. 
  2. A coleta de dados é um processo contínuo e integrado em todos os departamentos. 
  3. A análise de dados é realizada de forma regular e com o uso de ferramentas avançadas. 
  4. Os resultados das análises de dados são comunicados de forma clara e concisa para todos os stakeholders. 
  5. A tomada de decisões é baseada em dados concretos e insights valiosos. 

A partir de uma leitura estratégica dos dados, as empresas que têm uma cultura data-driven apresentam uma vantagem competitiva, alinhando mais e mais os seus produtos e serviços aos interesses do consumidor. 

Como aplicar data-driven na minha empresa? 

Implementar uma cultura orientada por dados em uma empresa requer mais do que apenas o uso de tecnologia avançada; é determinante mudar a mentalidade e os processos internos da organização. 

Comece com a qualidade dos dados 

A qualidade dos dados é essencial para qualquer iniciativa data-driven. Dados ruins podem comprometer análises, a aplicação de inteligência artificial e outras iniciativas digitais.  

Além disso, aumentam os custos operacionais e dificultam a monetização. Portanto, um dos primeiros passos é se concentrar na limpeza dos dados existentes e melhorar os processos de coleta de dados. 

Leia também: Proteção de dados na internet: conceito, importância e como garantir a privacidade do usuário 

Envolva todos os funcionários 

Para garantir que todos na empresa adotem uma cultura orientada por dados, é importante oferecer um programa de treinamento abrangente, como os treinamentos corporativos da Korú 

Este programa deve explicar os papéis dos funcionários como criadores e consumidores de dados, destacando a importância da correta gestão de dados para o sucesso da empresa.  

Integrar o treinamento sobre cultura de dados na integração de novos funcionários também é crucial para construir esse mindset desde o início. 

Importante: Diferenças entre Engenharia de Dados & Desenvolvimento de Software 

Crie programas de embaixadores de dados 

Desenvolver uma rede de líderes internos que promovam a cultura de dados pode ser muito eficaz. Identifique líderes de várias áreas para atuar como embaixadores de dados e ofereça treinamento detalhado para capacitá-los. 

Destacar o trabalho dos embaixadores usando boletins internos, canais sociais e mídia interna ajuda a dar visibilidade e reconhecimento aos seus esforços. 

Confira: 9 ferramentas para visualização de dados! 

Incentive a inovação 

Empoderar os funcionários para usar dados de maneira criativa é essencial para fomentar a inovação 

Permita que utilizem as ferramentas aprendidas no treinamento para resolver problemas específicos e organize competições internas, como torneios de inovação, para incentivar a aplicação criativa dos dados.  

Promover histórias de sucesso pode motivar e inspirar outros funcionários a adotar práticas orientadas por dados. 

Ajude a aplicar a cultura data-driven na sua empresa 

Antes do treinamento, as empresas buscam profissionais que já possuem uma boa bagagem na tecnologia. Por isso, dominar ferramentas, tendências e IA é essencial para sua carreira. 

Dê o primeiro passo no Curso de Desenvolvimento de Software da Korú. Além de aprender as linguagens de programação e análise de dados, você tem ainda a oportunidade de aprender com quem sabe, profissionais e professores gigantes do mercado. 

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