Como fazer bons prompts para o ChatGPT? 10 dicas + exemplos

A Inteligência Artificial (AI) está dominando, não é mesmo? E o ChatGPT não fica para trás;

Mas para aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, é fundamental dominar a arte da criação de prompts eficazes. Bora aprender alguns prompts para agilizar o trabalho? Vem comigo?

promts-para-chatgpt

O que é um prompt?

Os prompts assumem um papel crucial na comunicação entre humanos e máquinas. Eles servem como instruções ou comandos que direcionam as ferramentas de IA, como o ChatGPT, para realizar tarefas específicas e gerar resultados inovadores.

O prompt vai depender muito da sua intenção e das informações que você dá à ferramenta, no caso específico deste artigo, o ChatGPT.

Exemplo: Chat, redija uma notícia sobre um evento histórico importante, utilizando linguagem formal e imparcial.

Dependendo, você pode apertar o enter e observar o resultado. Se não gostou, direcionar onde melhorar — ainda pelo chat — e dando mais orientações para atingir o objetivo esperado.

Você sabia? iFood e Korú formam 128 pessoas em Engenharia de Dados e Desenvolvimento de Software

Como fazer bons prompts para o ChatGPT?

Criar bons prompts para o ChatGPT é essencial para obter respostas claras, úteis e alinhadas com suas expectativas. Aqui estão algumas dicas e exemplos para ajudar você a formular prompts eficazes:

Faça perguntas de seguimento (do mais simples ao mais complexo)

Utilize a conversa para esclarecer dúvidas adicionais ou aprofundar em pontos específicos. Por exemplo, se você perguntar “Quais são os benefícios da meditação diária?” e receber uma resposta, pode seguir com “Como alguém pode começar a meditar diariamente? Quais são algumas práticas recomendadas para iniciantes?”

Exemplo entrevista

Dá para fazer ainda melhor: vamos imaginar que você queira fazer uma entrevista.

Apresente primeiro: Chat, quero que seja meu mentor de entrevista. Vou lhe fazer perguntas e você vai me orientar, okay?

Mais complexo: você já tem o job description para a vaga desejada. Depois de ter feito a pergunta acima, mande a afirmação: agora quero que considere este conteúdo [JOB DESCRIPTION] + [MEU CURRÍCULO] e me faça perguntas e apontamentos atrelados a este conteúdo para eu me sair bem na entrevista.

Confira também: As 10 melhores ferramentas de inteligência artificial para marketing digital de 2024

Exemplo aprendizado de idiomas

No exemplo, vamos considerar que esteja aprendendo inglês.

Primeiro, envie ao chat: Chat, vou escrever sentenças em inglês e quero que me corrija.

Depois, escreva as sentenças. Ele vai corrigir, daí escreva: me dê dicas como melhorar. Peça talvez para aprofundar um pouco mais de um assunto que queira.

Exemplo finanças

Realize o pedido ao Chat:

“Chat, gostaria que você revisasse meu plano financeiro e sugerisse maneiras de torná-lo mais eficaz e alinhado com meus objetivos de economia e investimento.

Depois ele vai te responder. Daí confirme e complemente:

“Confira as sugestões. Identifique onde posso melhorar e sugira mais estratégias para otimizar meu plano financeiro.”

Neste caso, o usuário expressa seu desejo de aprimorar seu plano financeiro, solicita ao ChatGPT que o revise e forneça sugestões para melhorá-lo, e está aberto para receber feedback e sugestões adicionais para otimizar seu plano financeiro.

Seja claro e específico

Detalhe exatamente o que você deseja saber ou discutir. Por exemplo, em vez de “Fale sobre viagens”, use “Quais são os destinos de viagem mais recomendados na Europa para quem gosta de história e arquitetura?”

Se você possui alguma dificuldade com IA, não tem problema algum! Temos um curso de Engenharia de Dados da Korú — nele temos um módulo só sobre IA e como utilizar as novas ferramentas da tecnologia.

Não quer ficar para trás? Comece hoje mesmo!

Contextualize a pergunta

Forneça um contexto que ajude a entender melhor a pergunta. Em vez de “Como economizar dinheiro?”, pergunte “Quais são algumas estratégias eficazes para economizar dinheiro mensalmente para uma pessoa que vive em uma cidade grande e tem um orçamento apertado?”