Escola Koru

Diferença entre base de dados relacional e não relacional

O princípio básico de uma base de dados ou banco de dados é armazenar informações de um sistema.

Uma base de dados relacional (SQL) é um formato de banco de dados rigidamente estruturado, com base em tabelas como MySQL ou Oracle. A Structured Query Language ou SQL é a linguagem mais popular do mundo.

A base de dados não relacional (NoSQL) é qualquer banco de dados que não segue o modelo relacional fornecido pelos sistemas tradicionais de gerenciamento de bancos de dados relacionais (SGBDR).

SQL x NoSQL, qual a diferença? Qual usar?

Ao ter de escolher uma base de dados para armazenar suas informações, a decisão fica entre as bases relacional e não relacional. E para essa escolha, é importante conhecer suas distinções, como mostramos no quadro abaixo.

Qual usar? 

SQL e NoSQL são duas ótimas alternativas, mas a escolha vai depender das especificidades do seu projeto, do seu objetivo, do seu orçamento, do seu negócio como um todo. Cada um dos modelos tem seus prós e contras.

Por exemplo: se você estiver aplicando metodologias ágeis modernas, o SQL provavelmente não será uma boa opção, pois requer um nível maior de preparação. Assim como se você utiliza um grande volume de dados estruturados. 

Há empresas que optam por escalar rapidamente e lidam com volumes de dados não estruturados, então o NoSQL é a medida certa. E também temos as que se utilizam dos dois modelos, usando SQL para dados transacionais e o NoSQL para análises.

Ou seja, a melhor escolha vai depender de fatores específicos e objetivos. 

A área de Dados está muito aquecida no universo empresarial

Esta é uma área indispensável no presente e principalmente no futuro, de acordo com empresas e profissionais que traçam as tendências do mercado de trabalho.

Até 2030 todas as pessoas do mundo serão impactadas pelo uso de dados e da inteligência artificial. Seja parte dessa transformação aprendendo a lidar com grandes volumes de informação e gerar valor e transformação para pessoas e organizações. 

Seja um especialista e domine o futuro! Conte com a Escola Korú para isso.

Fale com nossos KORÚjas, conheça nossas expertises e saiba como podemos ajudar nessa jornada. 

Post Relacionados

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!