Escola Koru

Quais são os principais objetivos profissionais para 2024?

Você já definiu seus objetivos para 2024? À medida que um novo ano chega, é natural que as pessoas busquem maneiras de se preparar para os desafios e oportunidades que ele pode trazer. Com a constante revolução no mercado de trabalho, a necessidade de estar atento às novas demandas e habilidades essenciais torna-se cada vez mais crucial.

Mas como a tarefa não é simples, muita gente recorre ao Google na hora de pesquisar quais objetivos ter em um novo ciclo. Que tal explorarmos juntos algumas das principais buscas feitas por lá para encontrar os insights que podem ajudar você na definição das suas metas?

Confira as tendências de principais objetivos profissionais para as pessoas em 2024:

1. Aprender a Aprender

Uma das principais tendências nas buscas do Google é o interesse em oportunidades de aprendizado contínuo. As pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de atualizar constantemente suas habilidades para se manterem relevantes em um ambiente de trabalho dinâmico. Consultas sobre cursos online, certificações e programas de treinamento indicam um desejo crescente por desenvolvimento profissional.

Para além das buscas, essa é uma habilidade inestimável. Vivemos em um mundo em rápida evolução, onde a capacidade de aprender e pensar torna-se crucial.

E eu não estou sozinha nessa! Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, as empresas enxergam que a habilidade mais importante para se investir em reskilling de funcionários até 2027 será o pensamento analítico, enquanto a segunda mais importante na lista é o pensamento criativo. 

Colocar o aprendizado como uma das suas metas em 2024 é um investimento de retorno certo!

2. Tecnologia e Digitalização

A digitalização acelerada de diversos setores é outra área de interesse evidente nas pesquisas. Profissionais buscam entender as tecnologias emergentes, como inteligência artificial, automação e análise de dados, reconhecendo a importância de adquirir habilidades que estejam alinhadas com as demandas do mercado de trabalho de 2024. Consultas sobre programação, análise de dados e habilidades em nuvem são exemplos frequentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria ManpowerGroup, tecnologia está em primeiro nas principais tendências para o mercado de trabalho em 2024.

Dessa forma, as buscas no Google não apenas refletem uma curiosidade generalizada, mas também uma resposta direta às necessidades do mercado de trabalho, à medida que as profissões demandam profissionais cada vez mais versáteis e adaptáveis diante das mudanças tecnológicas e da era digital.

3. Empreendedorismo e Freelance

A busca por oportunidades empreendedoras e freelancers também se destaca. Muitos estão considerando a possibilidade de seguir uma carreira independente, buscando flexibilidade e controle sobre seu trabalho. Consultas sobre como iniciar um negócio, marketing digital e estratégias de freelancers indicam uma mudança no paradigma tradicional de emprego.

Para se preparar profissionalmente de forma eficaz, é importante ter clareza sobre os objetivos profissionais. O que você quer alcançar em sua carreira? Onde você quer estar daqui a cinco ou dez anos?

Ao ter clareza sobre seus objetivos, você pode traçar um plano para alcançá-los e tomar decisões mais assertivas ao longo do caminho. 

Exercício

Se você está pensando em se preparar para o mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar, te convido a fazer um exercício: coloque em uma lista as suas prioridades profissionais para os próximos anos. Podem ser planos mais gerais, como “receber um aumento” ou “trabalhar com Marketing Digital”.

A partir disso, faça duas colunas. Na primeira, liste as habilidades que você já domina para transformar esses planos em realidade; Na segunda coluna, coloque o que você ainda precisa aprender para se aproximar da sua meta.

Pronto, você tem um ponto de partida para saber o que aprimorar (as habilidades que já têm) e o que desenvolver (aquilo que precisa aprender de novo). Coloque em um plano prático mensal para garantir que você não vai deixar suas metas de lado.

Já sabe o que quer aprender? A Korú ajuda você! Deixe sua resposta no nosso questionário para ganhar acesso a um curso gratuito de Gestão de Tempo e aprenda a realizar seus objetivos!

Post Relacionados

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!