Introdução ao python: uma das linguagens de programação mais procuradas no momento

Python é uma linguagem de programação interpretada, de alto nível e multiparadigma. Tem sido uma das linguagens de programação mais populares e mais procuradas no momento, com uma grande comunidade de desenvolvedores em todo o mundo.

Neste artigo, vamos falar sobre a história da linguagem Python, suas características, sua utilização no mercado e perspectivas futuras e as razões pelas quais é tão popular.

Python – que linguagem é essa?

Python é uma das linguagens de programação mais populares e procuradas atualmente. Com uma sintaxe clara e simples, é uma ótima opção para iniciantes em programação e também para projetos mais complexos.

Origem e características

Python foi criada por Guido van Rossum em 1991, com o objetivo de ser uma linguagem fácil de aprender e ler. Desde então, a linguagem cresceu em popularidade e hoje é usada em uma variedade de aplicações, desde desenvolvimento web até inteligência artificial.

A sintaxe de Python é simples e limpa, com um conjunto de regras que tornam a escrita do código bem intuitiva. Por exemplo, a indentação é usada para delimitar blocos de código em vez de chaves, tornando a leitura do código mais clara.

Uma das principais características do Python é sua capacidade de ser usada em várias plataformas. Ou seja, o código pode ser escrito em um sistema operacional e facilmente executado em outro. Além disso, a grande quantidade de bibliotecas disponíveis para Python permite que os desenvolvedores usem soluções já existentes em seus projetos, economizando tempo e esforço.

Fácil de aprender e usar

Uma das principais razões pelas quais Python é tão popular é porque sua sintaxe é clara e legível, o que torna o código fácil de entender, usar e manter.

Há uma ampla biblioteca padrão que inclui muitas funções úteis, como manipulação de arquivos, processamento de texto e suporte a web scraping.

De acordo com a JetBrains, empresa de desenvolvimento de software, Python foi classificada como a linguagem de programação mais fácil de aprender em 2020.

Poderoso e versátil

Python é uma linguagem de programação poderosa e multifacetada, que pode ser usada em muitos contextos diferentes. É comum o seu uso em ciência de dados, aprendizado de máquina, automação de tarefas, desenvolvimento web, entre outros.

O GitHub, uma plataforma de hospedagem de código-fonte, classificou o Python como a segunda linguagem de programação mais popular em 2022, atrás apenas do JavaScript. O uso de Python aumentou 22,5% em 2022, comparando-se o com 2021.(Portal Tecnoblog)

Python: a escolha certa para sua carreira

Uso no mercado

Python é uma das linguagens de programação mais procuradas no mercado de trabalho atualmente, porque não se restringe a nenhuma área específica.

A linguagem é usada em uma variedade de setores, como: desenvolvimento web, ciência de dados, automação de tarefas, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Muitas grandes empresas usam Python em seus projetos.

Empresas como Google, Facebook, Instagram, Amazon, Netflix e Dropbox usam Python em seus produtos e serviços.

De acordo com a Forbes, entre as dez habilidades mais procuradas no mercado de trabalho nos próximos 10 anos, podemos notar a presença do Python em suas respectivas descrições. As empresas pedem a capacidade de usar dispositivos, softwares e aplicativos.

O uso de Python em grandes empresas pode ser atribuído à sua facilidade de uso, versatilidade e poder.

Comunidade forte e ativa

Python tem uma grande comunidade de desenvolvedores em todo o mundo, o que significa que há uma grande quantidade de recursos disponíveis para aprendizado, suporte e desenvolvimento, contribuindo para o rápido crescimento e popularidade dessa linguagem.

A comunidade de Python é conhecida por ser forte e ativa, e pela sua grande variedade de bibliotecas de código aberto e recursos de aprendizado para desenvolvedores em todo o mundo. Desde documentos oficiais até tutoriais em vídeo e fóruns de discussão online, há uma ampla gama de recursos de aprendizado para ajudar os desenvolvedores a aprimorar suas habilidades em Python.

O Stack Overflow, um site de perguntas e respostas para programadores, classificou Python como a quarta linguagem de programação mais popular em 2020. Mundialmente, temos JavaScript (69,7%), seguido por HTML/CSS (62,4%), SQL (56,9%), Python (41,6%) e Java (38,4%).

Perspectivas futuras

A popularidade de Python deve continuar a crescer nos próximos anos. De acordo com uma pesquisa da RedMonk de 2021, Python é a linguagem de programação mais popular para aprendizado de máquina e ciência de dados. Além disso, a linguagem também está ganhando popularidade no desenvolvimento web com o framework Django (Portal Olhar Digital).

A demanda por habilidades em Python também deve crescer nos próximos anos. Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020 prevê que habilidades em inteligência artificial e aprendizado de máquina, que costumam usar Python, serão das habilidades mais procuradas por alguns empregadores nos próximos anos (Portal Exame).

Concluindo…

Python é uma das linguagens de programação mais populares no momento, é fácil de aprender e usar, poderoso e versátil, usado por grandes empresas e tem uma comunidade forte e ativa.

É uma linguagem de programação que continua a crescer em popularidade e demanda no mercado de trabalho. Sua simplicidade e flexibilidade a tornam uma ótima opção para desenvolvedores iniciantes e experientes em uma variedade de setores.

Se você está pensando em aprender uma nova linguagem de programação ou expandir suas habilidades, Python pode ser a escolha certa.

A Korú oferece o curso gratuito e completo de Lógica de Programação e Introdução à Python. As inscrições estão abertas.

[Acessar o Curso]