A cultura organizacional é frequentemente mencionada como um dos principais fatores que determinam o sucesso ou fracasso de uma empresa. No entanto, muitas vezes, não se entende completamente como essa cultura é realmente formada e mantida.
A cultura não é simplesmente uma declaração de missão ou um conjunto de valores impressos em um manual. Ela é construída diariamente, a partir das interações entre as pessoas dentro da organização. Já ouviu aquela frase: “A cultura é o que falam de você quando você não está por perto.”? Exatamente isso.
Um estudo recente publicado na Nature destaca a influência da cultura organizacional nas taxas de burnout, sugerindo que uma cultura de suporte e segurança pode mitigar os efeitos negativos do trabalho remoto em profissionais de saúde e outros setores.
Com a ausência de interações presenciais, os líderes remotos enfrentam desafios únicos para manter a coesão da equipe e garantir que a cultura organizacional positiva seja sentida por todos. É crucial que as lideranças remotas promovam um ambiente de trabalho que suporte o bem-estar emocional e psicológico, prevenindo o esgotamento.
Vamos explorar os elementos-chave que solidificam a cultura organizacional e como eles impactam diretamente o ambiente de trabalho e os resultados da empresa.
Artigos relacionados:
- O segredo do sucesso no onboarding
- Como fazer um bom feedback
- Conheça o Modelo de Operação de RH da Deloitte e como aplicá-lo
- 6 dicas de como engajar a mudança organizacional
- Empregabilidade e comportamento organizacional
Elementos da cultura organizacional
Pilares essenciais são aquilo que sustenta uma estrutura, no caso, a cultura organizacional. Esses elementos principais podem ser apresentados como:
Comportamentos
Os comportamentos são a base da cultura organizacional. São as ações e atitudes que os membros da empresa adotam e repetem no dia a dia.
Para qualquer organização ou indivíduo atingir seus objetivos e realizar seus sonhos, é fundamental desenvolver uma série de habilidades e comportamentos dentro do grupo.
Walt Disney, por exemplo, era obcecado em encantar as pessoas e passava tempo observando os visitantes de seus parques. A obsessão por detalhes, como distribuir balas e medir a distância dos papéis de bala no chão, mostrou como comportamentos específicos podem criar um impacto duradouro.
Comportamentos consistentes estabelecem padrões que, com o tempo, se tornam parte integrante da identidade da empresa.
Rituais
Rituais são as práticas recorrentes que reforçam os valores e a cultura dentro de uma organização. Eles não são apenas ações repetitivas; são momentos que unem os membros da equipe em torno de um propósito comum.
No caso ainda da Disney, todos os funcionários passam por um treinamento que incorpora o “Jeito Disney de Encantar Clientes”.
Esse treinamento inicial é mais do que uma introdução à função; é um ritual que reafirma a importância de encantar os clientes como um valor central da organização.
Rituais como esse ajudam a criar uma sensação de pertencimento e continuidade, solidificando a cultura organizacional.
Símbolos
Símbolos são representações físicas ou metafóricas dos valores e crenças da empresa. Eles são poderosos porque condensam significados complexos em formas simples e tangíveis.
Nos parques da Disney, a existência de uma lixeira a cada 9 metros é um símbolo do compromisso da empresa com a limpeza e a experiência do visitante.
Esses símbolos servem como lembretes visuais constantes dos valores centrais da empresa, influenciando o comportamento dos funcionários e clientes de maneira sutil, mas eficaz.
Aplique os elementos da cultura organizacional com maestria
Uma cultura forte não é construída da noite para o dia, mas através de interações constantes e práticas intencionais que reforçam os valores e crenças da organização.
Ao entender e cultivar esses elementos, as empresas podem criar ambientes de trabalho onde a inovação, a colaboração e o sucesso prosperam naturalmente.
Para promover essa mudança, é preciso saber quais as técnicas e ferramentas utilizar ao seu favor. Domine elas com os professores da Aceleração de RHs, programa com maiores decisores de RH do Brasil!