Escola Koru

Como construir metas de D&I realistas e alinhadas à cultura da empresa

Inúmeras pesquisas demonstram que times plurais, compostos por diferentes vivências, formação, contextos e características.

Diversidade e inclusão no contexto organizacional tem sido uma pauta cada vez mais relevante para o desempenho dos negócios e das relações, no entanto, como formar times diversos? Como estabelecer metas de diversidade e inclusão relevantes e atingíveis? 

Entenda sobre diversidade e inclusão 

Diversidade compreende a representatividade de diferentes populações sob o âmbito:

  • demográfico (raça, idade, gênero, orientação sexual);
  • experiencial (expertise, educação, afinidades, skills);
  • cognitivo (abordagem para pensar sobre coisas e resolver problemas).

E inclusão, corresponde à promoção de ações que permitem que as pessoas se sintam pertencentes, valorizadas e engajadas.

Tenha clareza sobre o contexto que sua organização está inserida para estabelecer metas de diversidade e inclusão.

Considere fazer um diagnóstico que identifique a composição dos times atualmente, sob o ponto de vista das características às quais as pessoas se identificam.

Associe a análise aos objetivos de negócio, visando conectar com a estratégia e estabelecer relevância à pauta.

Faça um alinhamento com a cultura organizacional

Defina os temas que serão priorizados conforme realidade e necessidade do negócio, para maior efetividade das ações, para isso, crie engajamento, motivação e envolvimento dos times, em especial das lideranças, no processo de construção e na execução das metas de Diversidade e Inclusão.

Crie uma base sólida que dê sustentação às ações. Não adianta estabelecer uma meta de aumento de mulheres em posições de liderança, se não há conscientização sobre a importância do tema.

Inicie este passo por meio de treinamentos e orientações realizados para as lideranças, que têm o papel de disseminar informações em seus times.

O compromisso com a não discriminação também é parte estruturante ao estabelecer metas de D&I, em que definir os comportamentos esperados e os não toleráveis norteará as práticas, relacionamento e comunicação dos times e contribuirão para formação de uma cultura inclusiva.

Realize a construção de metas de D&I

As metas de D&I devem ser estabelecidas para atingir um propósito específico durante determinado período de tempo e com resultados possíveis de serem mensurados, visando engajar as pessoas envolvidas.

Mantenha o foco em uma pauta específica e construa uma linha do tempo com ações factíveis a serem desenvolvidas, para viabilizar a realização da meta estipulada.

Não esqueça de comunicar com transparência os erros e acertos, aprendizados e avanços.

Entende-se que D&I não é um ponto de chegada, mas sim uma jornada em constante construção e evolução, em que a abertura para o diálogo, a revisão das práticas e processos e o compromisso formal de todos da organização devem ser realizados de forma consistente.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!