Escola Koru

Anúncios em redes sociais: benefícios e estratégias

Há um bom tempo se tornou impossível imaginar a vida sem as redes sociais. Se antes elas eram utilizadas para compartilhar localizações, fotos de paisagens, de pratos ou selfies, hoje elas vão muito além. Fazem parte de cada dimensão da nossa rotina.

É através delas que não só buscamos saber o que os nossos amigos estão fazendo, mas também o que está acontecendo no mercado e no mundo.

Enfim, buscamos notícias, oportunidades, novidades, produtos, serviços, profissionais e alguma pista para tomarmos grande parte das nossas decisões diárias.

Afinal, quem nunca buscou um profissional, marca ou influenciador durante uma navegação nas redes sociais para tomar uma decisão de compra? 

Quem nunca compartilhou uma boa oportunidade com algum amigo nas redes?

É, de fato, quase impossível pensar em recomendações ou contratações sem ao menos uma breve passagem por esses meios.

E se hoje utilizamos as redes sociais como um espaço exploratório e social, quais, então, seriam os benefícios de anunciar o nosso produto ou serviço nelas?

Benefícios de anunciar nas redes sociais

Maior visibilidade

Sendo as redes sociais altamente povoadas, anunciar o seu produto ou serviço nelas pode fazer com que vários possíveis interessados tenham um primeiro contato com a sua oferta e, para além dela, com a sua marca.

Já que, uma vez tendo contato com o anúncio, pode ser que sejam essas pessoas atraídas para o perfil ou site da marca, com o intuito de conhecê-la melhor. Ou, ao menos, que tornem o contato com a sua marca algo mais familiar.

Alcance do público correto

As redes sociais possuem, também, recursos avançados de segmentação, tendo em vista que os usuários, por utilizarem essas redes massivamente, deixam, ali, muitas informações sobre si: seus dados, preferências, comportamentos, queixas, necessidades etc.

Com base nisso, é possível que uma marca consiga atingir, de forma mais espontânea, usuários que já tenham interesse por aquele produto ou serviço, ou mesmo que já estivessem até procurando por ele. O que, consequentemente, resulta em uma possibilidade maior de conversão ou, ao menos, de engajamento.

Enfim, tendo em vista a quantidade de informações que as redes sociais oferecem, como idade, localização, interesses e comportamentos, fica mais simples filtrar e distribuir a sua mensagem para um público mais qualificado.

E, ainda que parte do público não compre o seu produto de imediato (se essa for a intenção do seu anúncio), há mais chances de que, ao menos, visitem as suas páginas para conhecer você melhor ou salvem aquela oferta para avaliar mais tarde.

Maior engajamento

Como o próprio nome diz, as redes são sociais; e todos os seus recursos são voltados para a interação: curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques.

Uma vez que os anúncios são veiculados nelas, eles ficam sujeitos às mesmas interações, o que pode ser uma ótima oportunidade para que a sua marca entenda as percepções e consiga se comunicar de forma mais horizontal com o seu público.

Monitoramento e otimização de performance

Outro benefício interessante de anunciar nas redes sociais é que hoje elas dispõem de uma série de métricas detalhadas para análise, de uma forma rápida e intuitiva.

Assim, é possível que você, após direcionar o seu anúncio para determinado público, acompanhe como ele está performando, ou seja, quantos cliques, interações ou ações foram tomadas a partir dele.

Além disso, é possível que você visualize e tenha informações robustas sobre o público que está respondendo melhor aos seus anúncios e, com base nisso, consiga focar os seus esforços de marketing nele. Deste modo, é possível conhecer mais o público adequado aos seus anúncios, até mesmo para melhorar as suas ofertas, com foco nele.

Enfim, investir em anúncios em redes sociais permite obter feedbacks sobre o público adequado, melhores formatos, melhores canais para cada oferta, melhores contextos e melhores parâmetros para otimizar os seus investimentos e conversões.

Certo. Mas, olhando para todos esses benefícios, então, quais as possíveis estratégias que posso adotar para que os meus anúncios funcionem melhor nas redes sociais?

Estratégias

Conheça o seu público

Essa é uma premissa básica, porque vai permitir que você entenda quais os dados demográficos, necessidades e preferências do seu público, de modo a personalizar melhor a sua oferta para ele e, ainda, segmentar melhor o seu anúncio para que ele tenha um maior retorno sobre o seu investimento.

Defina um objetivo

  • O que você almeja com esse anúncio? 
  • Que mais pessoas conheçam a sua marca?
  • Que mais compras sejam realizadas?
  • Gerar relacionamentos mais profundos?

É importante entender esse objetivo e tê-lo muito claro tanto para a formulação da melhor oferta, com a comunicação correta, quanto para segmentar a distribuição deste anúncio, tendo em vista que as redes dispõem mecanismos e métricas diferentes de acordo com o seu objetivo.

Escolha a rede social adequada

Quando falamos em redes sociais, devemos nos recordar que cada uma tem um público, linguagem própria e contexto de uso. Por essa razão, é imprescindível entendermos, primeiro, quais os nossos objetivos com o anúncio e qual público visamos atingir.

E por que isso?

Porque, assim, teremos condições de entender onde atingiremos o público correto, no momento correto. Afinal, pode até ser que o nosso público utilize uma determinada rede social, mas, quando a utiliza, não quer ser atingido por um anúncio, porque o seu objetivo nela é outro.

Assim, conseguimos mapear os hábitos desse público, o funcionamento das redes sociais que utiliza e escolhermos a rede mais apropriada para aquele objetivo. E, inclusive, para adaptarmos a mensagem do nosso anúncio não só para o nosso público, mas para o formato que funciona naquela rede social.

Afinal, a comunicação que funciona no Linkedin não é a mesma do Instagram ou do Twitter.

Capriche no anúncio

Em meio ao fluxo de informações, você precisa se diferenciar para captar a atenção do público. E, mais do que isso, demonstrar, através da qualidade da sua campanha, a qualidade e profissionalismo do seu trabalho.

Por essa razão, trabalhe com imagens ou vídeos em alta resolução, e tente trabalhar os textos da forma mais clara e limpa possível. Além, é claro, de trabalhar botões ou ações para direcionar a atenção daqueles que forem impactados por esse anúncio.

Interaja

Devemos explorar a abertura das pessoas na rede social para, através dos nossos anúncios, interagir com elas. Mas como? Com provocações, perguntas, curiosidades, respondendo comentários, promovendo desafios e por aí vai…

Qual a vantagem disso?

Além de dar maior visibilidade para o seu anúncio, já que o engajamento (seja pelas respostas, comentários ou compartilhamentos) é um fator que amplia o alcance deles, ainda traz mais humanização e personalidade para a sua marca.

Acompanhe as métricas

Não basta seguir todas as estratégias acima sem aproveitar as informações riquíssimas que as métricas dos anúncios em redes sociais podem fornecer.

Tendo em vista a evolução das ferramentas para empresas nas principais redes sociais, é um desperdício não consultá-las constantemente para entender e reorientar os rumos da sua estratégia da forma mais rápida e eficiente possível.

Assim, quando soltar um anúncio, teste diferentes formatos, públicos, e entenda, por meio  dos resultados apresentados, o que está fazendo sentido ou não.

Claro que para criar as suas hipóteses de teste deve-se ter boas premissas. Caso contrário, fica difícil até mesmo saber o que se está testando.

Nunca se esqueça de que o mercado, as tecnologias, redes sociais e os comportamentos humanos mudam constantemente. Portanto, a avaliação de todos esses pontos, seguida da análise das métricas de performance, deve seguir a mesma constância.

E você, já conhecia todos os benefícios e formas de otimizar os seus anúncios em redes sociais?

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!