Muitos profissionais de marketing de conteúdo se sentem presos em uma rotina criativa enquanto tentam encontrar novas ideias para o conteúdo. Mesmo depois de extensas pesquisas de palavras-chave e sessões de brainstorming, a batalha para abordar os problemas dos clientes com tópicos relevantes para o blog persiste.
Enquanto a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo recorre a vasculhar perfis de mídia social, outros tentam experimentar diferentes palavras-chave sem sucesso.
Para quebrar essa rotina, os profissionais podem explorar várias estratégias de criação de conteúdo, e uma estratégia eficaz é a análise de lacunas de conteúdo. Feita corretamente, uma análise de lacuna de conteúdo pode ajudá-lo a encontrar ideias de conteúdo de alta qualidade, monitorar seus resultados e alcançar maior relevância no Google.
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O que é uma análise de lacunas de conteúdo?
Uma análise de lacunas de conteúdo é o processo de revisar o estado atual do conteúdo do seu concorrente para identificar pontos fracos (ou lacunas) no conteúdo existente.
Em essência, uma análise de lacunas de conteúdo vai além da identificação de palavras-chave de alto volume. Trata-se de encontrar conteúdo relevante para fortalecer seu funil de marketing e orientar os clientes em vários pontos de contato.
Essa análise expõe possíveis vulnerabilidades em seu pipeline de conteúdo, onde ele fica aquém em atender às necessidades do cliente.
Quais são os três tipos de análise de lacunas de conteúdo?
- Análise de lacunas de conteúdo com base na concorrência
- Análise de lacunas de conteúdo com base em tópicos
- Análise de lacunas de conteúdo com base no comprador
Cada tipo traz uma perspectiva única para aprimorar seu conteúdo. Combine os três e você explorará brechas para gerar ideias de conteúdo além de palavras-chave óbvias. Vamos discutir cada um em detalhes.
Análise de lacunas baseada em concorrentes: análise de lacunas de conteúdo entre a sua palavra-chave e a do concorrente
O primeiro método de análise de lacunas de conteúdo é uma análise de lacunas baseada em concorrentes. Como o nome indica, envolve analisar o site do seu concorrente para entender seu mercado-alvo, estratégia de conteúdo, escolhas de palavras-chave e casos de uso de produtos para encontrar o que está funcionando para eles.
Embora possa ser demorado – especialmente em nichos competitivos – os insights obtidos valem a pena. Veja como fazer uma análise de lacunas baseada em concorrentes.
Como conduzir uma análise de lacuna de conteúdo baseada em concorrentes
Antes de reunir qualquer palavra-chave, você deve identificar de 5 a 10 concorrentes significativos em seu nicho. Identificar concorrentes diretos é fácil; você pode fazer uma rápida pesquisa no Google ou perguntar aos representantes de vendas por empresas mencionadas por clientes em potencial durante as chamadas de vendas.
Depois de identificar de 5 a 10 concorrentes orgânicos, o próximo passo é raspar palavras-chave de seus sites. Seus objetivos são:
Identificar as palavras-chave que dão aos seus concorrentes uma vantagem nos rankings de pesquisa. Encontre palavras-chave inexploradas de seus concorrentes e de seu conteúdo. Compile uma lista de palavras-chave para ajudar sua página a chegar ao topo dos resultados da pesquisa.
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Você também pode olhar para os resultados de pesquisa para suas palavras-chave de destino, que podem mostrar várias páginas de concorrentes, especialmente se seus concorrentes são empresas maiores que investem pesado na produção de conteúdo.
Depois de exportar suas palavras-chave, a próxima etapa é agrupar palavras-chave semelhantes por tópico para encontrar oportunidades inexploradas.
Esse processo fornece clareza e permite eliminar palavras-chave irrelevantes. Emparelhe manualmente palavras-chave complementares em sua planilha para criar uma hierarquia de grupos e subgrupos de palavras-chave e criar autoridade tópica. Ao agrupar suas palavras-chave, certifique-se de priorizar:
- Palavras-chave relevantes para o seu público
- Palavras-chave com volume inferior a médio (palavras-chave de cauda longa)
- Palavras-chave que permitem que você mostre casos de uso exclusivos de produtos.
- Palavras-chave valiosas que estão gerando uma tonelada de tráfego e backlinks para seus concorrentes
- Palavras-chave com alta intenção de compra
Com seu cluster de palavras-chave, crie um plano de conteúdo. Um bom plano de conteúdo cria uma ordem estruturada para pesquisar, escrever e distribuir conteúdo.
Um plano de conteúdo pode ser um calendário editorial ou um roteiro para mostrar o tipo de conteúdo que você criará para seus leitores e os métodos de distribuição desse conteúdo.
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Análise de lacunas baseada em tópicos: análise de lacunas de conteúdo entre o conteúdo na sua página e o conteúdo da página concorrente
Imagine que você tem a tarefa de escrever sobre um tema já abordado por muitos concorrentes. Como criar conteúdo valioso sem ser um imitador?
Como escritor, esse é um desafio comum a cada novo briefing. Foi só quando analisei o cenário de conteúdo existente que descobri uma solução: abordar pontos problemáticos não resolvidos com uma perspectiva única. Isso pode significar redefinir o problema, incorporar mais dados ou introduzir novos estudos de caso.
Então, como realizar uma análise de lacuna de conteúdo entre sua página e a de seus concorrentes?
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Como fazer uma análise de lacuna de conteúdo baseada em tópicos
O primeiro passo para classificar seu conteúdo no Google para uma palavra-chave de destino é analisar os dez principais artigos classificados no Google sob os aspectos:
- Profundidade: O conteúdo cobre amplamente todos os pontos relevantes sobre o tema? O conteúdo é completo e explora todos os ângulos?
- Keywords: Quais palavras-chave os artigos concorrentes segmentam em seu conteúdo? O conteúdo corresponde à intenção por trás da palavra-chave direcionada?
- Formato do conteúdo: Os principais resultados de uma palavra-chave são vídeos, artigos, infográficos ou outros formatos de conteúdo?
- Frescor: Descubra a última vez que o artigo foi atualizado e se as informações precisam ser atualizadas e precisam de novos dados.
- Legibilidade: O conteúdo é bem estruturado, legível e lógico? É fácil navegar e interagir?
- Oportunidades de backlink: Encontre backlinks de artigos concorrentes e descubra potenciais oportunidades de criação de links.
Depois de analisar os resultados da SERP, a próxima etapa é encontrar uma abordagem de palavra-chave exclusiva. Há algo novo a acrescentar ao tema? Talvez um novo estudo de caso, ou você descobriu uma das principais razões pelas quais os leitores ainda enfrentam esse problema?
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Análise de lacunas baseada no comprador: análise de lacunas de conteúdo na jornada do comprador
Uma análise de lacunas baseada no comprador se concentra em entender a diferença entre o que os clientes esperam e o que uma empresa entrega. Ele faz isso avaliando o conteúdo em várias etapas da jornada do comprador para alinhar as estratégias de marketing e vendas da empresa com as necessidades em evolução de seu público-alvo. Abordar as lacunas na jornada do comprador ajuda os compradores a fazer uma transição suave entre os estágios.
O primeiro passo em uma análise de gap baseada no comprador é mapear a jornada do comprador. Simplificando, a jornada de um comprador é uma representação que descreve o processo de um cliente em potencial antes de comprar. Isso acontece em quatro etapas:
- Estágio de conscientização: Esse comprador reconhece um problema.
- Fase de apreciação: Esse comprador se aprofunda no problema e busca soluções.
- Fase de decisão: Esse comprador seleciona um produto para resolver o problema.
- Pós-compra: Após a compra, o cliente passa a utilizar o produto.
Mapear a jornada de um comprador significa entender seu processo e expectativas em cada etapa. Essa percepção ajuda a antecipar seus pontos de contato e adaptar estratégias para atender às suas necessidades.
Depois de mapear a jornada do seu comprador, o próximo passo é criar personas. Simplificando, uma persona é um personagem fictício que representa um grupo de clientes com interesses, desafios, metas, motivações e características em comum.
Depois de criar suas personas, você precisa entender suas necessidades em cada estágio da jornada do comprador. Comece fazendo algumas perguntas como: O que os impede de avançar para a próxima etapa? Que tipo de conteúdo precisam para avançar? Onde eles estão procurando informações? Que tipo de informações estão procurando?
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Agora é hora de fazer uma auditoria de conteúdo. O objetivo de uma auditoria de conteúdo é identificar oportunidades e áreas problemáticas em sua estratégia de conteúdo existente.
Há três etapas em uma auditoria de conteúdo: Identificar o conteúdo existente em seu pipeline de conteúdo; avaliar seu desempenho atual em cada estágio da jornada do comprador, e determinar se há lacunas de conteúdo em sua estratégia existente.
Depois de concluir sua auditoria de conteúdo, é hora de desenvolver um plano de conteúdo. Afinal, uma auditoria de conteúdo é inútil se você não fizer algo com os resultados. Há três passos na criação de um plano de conteúdo:
- Identifique as áreas problemáticas em seu pipeline de conteúdo.
- Decida o tipo de conteúdo para criar e onde promovê-lo.
- Crie um cronograma de conteúdo.
O último passo em uma análise de lacuna de conteúdo baseada no comprador é monitorar e analisar. Afinal, uma análise de lacuna de conteúdo baseada no comprador é um processo contínuo. As necessidades e desejos de seus clientes mudarão com o tempo.
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Há três etapas para monitorar e analisar: Acompanhe o desempenho do seu conteúdo regularmente: Use ferramentas analíticas para avaliar o desempenho do seu conteúdo e faça mudanças conforme necessário. Se você notar que um tipo de conteúdo não está funcionando, tente algo diferente. Se você perceber que suas personas mudaram, ajuste seu conteúdo.
Realizar uma análise de lacunas de conteúdo eficaz pode fornecer ideias valiosas para o conteúdo. Ao identificar as necessidades do cliente e as áreas onde seu conteúdo atual não atende a essas necessidades, você pode direcionar suas iniciativas de conteúdo para preencher essas lacunas.
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