O mercado de trabalho tem mudado com muita celeridade, assim como as carreiras. Afinal, todos precisamos acompanhar essa evolução.
O cenário atual está culturalmente aberto para as transições, um movimento que jamais aconteceu com frequência, pois tradicionalmente, as pessoas “se plantavam e enraizavam” nas empresas, mesmo não florescendo, entravam novinhos e se aposentavam nelas.
Hoje, procurar por novas oportunidades é cada vez mais comum. Embora fatores como idade e contexto atual de vida possam pesar na decisão de mudar, não são pontos que decidem a vida profissional das pessoas, de fato.
Tendo-se a certeza de ser este o caminho que se quer, é preciso:
- entender o seu propósito e preparar-se para essa transição;
- mais do que saber o que você quer é saber o que você não quer mais para sua vida profissional;
- ter consciência de que o conhecimento e o autoconhecimento são essenciais;
- ter as skills refinadas e alinhadas ao momento presente – sua escolha deve ter sinergia com suas habilidades;
- saber que trabalho não é só sobrevivência e estabilidade;
- saber que, por vezes, é importante dar um passo para trás, a fim dar tantos outros para frente; e
- ter segurança para encarar desafios.
Estes são apenas alguns toques do que é importante pensar para mudar e esta pode ser a grande virada da sua vida! Independentemente dos motivos da transição, o ponto focal é o propósito. É importante valorizar a satisfação e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Transições, mudanças, escolhas… tudo isso tira a gente da zona de conforto (que nem sempre é tão confortável assim).
Mudar é recomeçar. Isso pode significar partir do zero, até mesmo com menor renda, mas pode ser o ingrediente faltante para a tranquilidade, segurança e qualidade de vida.
E, sim, é sempre um desafio, sempre dá um friozinho na barriga, mas a vida é feita de desafios. E é isso que a faz valer a pena! A Escola Korú está aqui para ajudar você a fazer valer a pena – entre em contato e saiba como.