Escola Koru

Time de Produtos: quem faz o quê!?

O mercado de Produtos Digitais tem crescido cada vez mais e milhões de pessoas são impactadas por produtos digitais das áreas de Saúde, Entretenimento, Finanças, Educação e muitas outras.

Do mesmo modo, para a construção, gestão e manutenção desses produtos para o amplo público, um número grande de pessoas participa de papéis importantes nas empresas que desenvolvem essas soluções.

Entenda quais são os principais papéis envolvidos e requisitados pelo mercado internacionalmente

Product Owner

Popularmente conhecida como P.O., a pessoa atuando como Product Owner é a profissional responsável por alinhar as estratégias de Negócio da empresa com as funcionalidades e experiências desejadas pelo Usuário, orientando o time de Desenvolvimento para a construção do Produto Digital desejado.

É quem faz a ponte entre os times que construirão os produtos digitais e os usuários finais, respeitando e comunicando os Stakeholders (partes interessadas) do Negócio, agindo de fato como a “dona dos conhecimentos sobre o produto” definindo o que deve ser contemplado no produto digital e orientando o time envolvido para poder desenvolvê-lo com sucesso.

Designer

A pessoa que atua como Designer dentro de um time de Produtos é a profissional tem a responsabilidade de materializar, da melhor forma, todos os recursos e artefatos visuais necessários para a representação de como será o Produto Digital: layout, interface, telas, interações e a experiência que os usuários terão ao utilizá-lo, em qualquer que seja o dispositivo. 

Essa pessoa deve pensar na usabilidade, acessibilidade, na percepção de valor e no uso do produto para o usuário final, assim como pensar nos requisitos internos mínimos que os desenvolvedores e os outros times precisam para compreender e construir os layouts e o funcionamento do produto.

Cada time tem seus respectivos conhecimentos e recursos básicos para exercer seus trabalhos.

Para o time de Desenvolvimento técnico poder construir o Produto final, ele precisa receber da pessoa que está atuando como Designer: os guias e exemplos visuais, unidades de medidas, fontes e tipografias, paleta de cores, tamanho dos elementos e todos os demais critérios visuais.

Desenvolvedor(a)

A pessoa atuando como Desenvolvedora dentro de um time de Produtos é a profissional responsável por materializar, por meio das tecnologias disponíveis e necessárias, todas as ideias, layouts, funcionalidades e interações definidas para o produto na versão tangível que o cliente pode efetivamente utilizar (sites, aplicativos, APIs e demais programas digitais).

Pessoas no time de Desenvolvimento são as que atuam na construção final do Produto que deve ser comercializado no mercado, seja lá qual for a subdivisão dentro da área de tecnologia.

Muitas vezes, podem atuar especificamente com os nomes de Programadores, Desenvolvedores Front-End, Back-End, Mobile ou Full-stack.

Engenheiros de Software ou outros títulos comuns ao desenvolvimento técnico de aplicações digitais que devem estar cientes da viabilidade técnica do escopo do produto, da segurança da informação e de processos de desenvolvimento que sejam os mais benéficos para a empresa e para o usuário final, considerando o custo da tecnologia e o tempo de desenvolvimento,

Quality Assurance (QA)

Quem assume o papel de QA dentro da área de Produtos Digitais é quem deve ser responsável por entender as funcionalidades, os cenários de uso do produto e validar se o que foi construído pelo time de Desenvolvimento.

Essa pessoa testa, documenta e compartilha com os envolvidos todos os dados analisados e indica os pontos que necessitam de correção, caso haja.

Esse papel deve testar o produto mediante as regras técnicas descritas para o seu funcionamento, bem como regras e padrões de qualidade do mercado como um todo, considerando requisitos de segurança dos dados, usabilidade e até hardware.

A importância do coletivo

Cada um dos papéis da área de Produtos requer estudos e práticas específicas, mas as pessoas atuando em cada um deles devem estar a par dos conceitos principais da área de Produtos como um todo se quiserem executar bem os seus trabalhos, se destacar no mercado e garantir a entrega de produtos de qualidade para os clientes.

Ainda que cada pessoa do time atue em sua área específica, tendo especialidades particulares, todas podem dar dicas, sugestões e orientações sobre como o Produto Digital pode ser, como está o comportamento dos clientes nesse mercado, e até sobre metodologias e processos como as pessoas do time irão executar as atividades de trabalho da melhor forma.

Todo o time envolvido com o Produto é responsável pelo Produto.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!