Escola Koru

Motivos para cursar Engenharia de Dados na Escola Korú

A lista de profissões em alta divulgada recentemente pelo LinkedIn mostra que as empresas estão buscando engenheiros de dados e afirma que, dada a crescente demanda, a tendência é faltarem profissionais capacitados para preencher essas vagas. 

Quem é o Engenheiro de Dados?

Este é o profissional que, em grande escala, organiza e mapeia dados brutos de diferentes formatos e suas variáveis e os transforma em informações úteis, possíveis de serem manuseadas por outros profissionais. 

As pessoas tendem a achar que engenheiro de dados e cientista de dados fazem a mesma coisa, só que não!!!

O cientista de dados analisa e organiza o volume de dados estruturados ou não, demandados pelo engenheiro de dados. E juntos desenvolvem soluções para diversos problemas e necessidades. 

O engenheiro se utiliza de uma plataforma para organizar e gerenciar os dados estruturados ou não estruturados, um processo que se chama Big Data – que envolve volume de dados, velocidade de processamento e variedade de dados e formatos. 

E quais são as suas tarefas?

É um profissional que atua em todos os segmentos. E além das tarefas já citadas, ainda:

  • Cuida do alinhamento de toda arquitetura de dados conforme exigem os negócios. 
  • Mantém o pipeline em dia, para que os dados sejam coletados da forma correta.
  • Detecta padrões ocultos entre os dados.
  • Trabalha de modo a garantir a qualidade e confiabilidade dos dados.
  • Desenvolve soluções por meio da automatização de tarefas, por exemplo.
  • Transforma dados em decisões inteligentes.
  • Direciona os dados coletados para o Data Lake, um repositório onde armazena e protege os dados em seus vários formatos. 

Quer algumas razões para cursar Engenharia de Dados?

Vamos lá… Entre as várias razões para cursar Engenharia de Dados, a Korú ressalta que até 2030, todas as pessoas do mundo serão impactadas pelo uso de dados e da inteligência artificial. Uma informação bastante promissora!

Ou seja, Engenheiro de Dados é uma das profissões que já apresenta altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro e mundial, tornando-se indispensável para as empresas. É a carreira do futuro.

Outra razão é o mercado de trabalho que oferece salários atrativos. Hoje, a média salarial, a depender do nível de experiência, local de atuação, empresa e outros detalhes, a partir de 6 a 8 mil podem ultrapassar 14 mil reais. Nos Estados Unidos, a média salarial é de US$10.000, podendo dobrar, no caso de cargos mais consolidados. 

É uma área que se fortaleceu neste século XXI com a necessidade de se criar soluções de análise de grandes volumes de dados, daí a função passou a ganhar espaço no mercado e a ser relevante para as organizações.

O crescimento profissional desses especialistas tem se mostrado mais célere se comparados com os profissionais de segmentos como advocacia e administração. 

É uma profissão cada vez mais valorizada, pois há muitas empresas procurando esses profissionais, mas poucas são as pessoas com o conhecimento, capacitadas para assumir a responsabilidade de cuidar dos dados das empresas como requer a função.

Há muitas vantagens, muitas razões, que não cabem num só artigo. E por isso, a Korú convida você a entrar em contato com a equipe para saber mais sobre a área, a profissão e conhecer nosso curso de Engenharia de Dados

Estamos aqui para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas, de modo que possa se tornar parte desse ecossistema, diminuir a falta de mão de obra especializada e passar a gerar valor e transformação no mercado de trabalho.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!