A lista de profissões em alta divulgada recentemente pelo LinkedIn mostra que as empresas estão buscando engenheiros de dados e afirma que, dada a crescente demanda, a tendência é faltarem profissionais capacitados para preencher essas vagas.
Quem é o Engenheiro de Dados?
Este é o profissional que, em grande escala, organiza e mapeia dados brutos de diferentes formatos e suas variáveis e os transforma em informações úteis, possíveis de serem manuseadas por outros profissionais.
As pessoas tendem a achar que engenheiro de dados e cientista de dados fazem a mesma coisa, só que não!!!
O cientista de dados analisa e organiza o volume de dados estruturados ou não, demandados pelo engenheiro de dados. E juntos desenvolvem soluções para diversos problemas e necessidades.
O engenheiro se utiliza de uma plataforma para organizar e gerenciar os dados estruturados ou não estruturados, um processo que se chama Big Data – que envolve volume de dados, velocidade de processamento e variedade de dados e formatos.
E quais são as suas tarefas?
É um profissional que atua em todos os segmentos. E além das tarefas já citadas, ainda:
- Cuida do alinhamento de toda arquitetura de dados conforme exigem os negócios.
- Mantém o pipeline em dia, para que os dados sejam coletados da forma correta.
- Detecta padrões ocultos entre os dados.
- Trabalha de modo a garantir a qualidade e confiabilidade dos dados.
- Desenvolve soluções por meio da automatização de tarefas, por exemplo.
- Transforma dados em decisões inteligentes.
- Direciona os dados coletados para o Data Lake, um repositório onde armazena e protege os dados em seus vários formatos.
Quer algumas razões para cursar Engenharia de Dados?
Vamos lá… Entre as várias razões para cursar Engenharia de Dados, a Korú ressalta que até 2030, todas as pessoas do mundo serão impactadas pelo uso de dados e da inteligência artificial. Uma informação bastante promissora!
Ou seja, Engenheiro de Dados é uma das profissões que já apresenta altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro e mundial, tornando-se indispensável para as empresas. É a carreira do futuro.
Outra razão é o mercado de trabalho que oferece salários atrativos. Hoje, a média salarial, a depender do nível de experiência, local de atuação, empresa e outros detalhes, a partir de 6 a 8 mil podem ultrapassar 14 mil reais. Nos Estados Unidos, a média salarial é de US$10.000, podendo dobrar, no caso de cargos mais consolidados.
É uma área que se fortaleceu neste século XXI com a necessidade de se criar soluções de análise de grandes volumes de dados, daí a função passou a ganhar espaço no mercado e a ser relevante para as organizações.
O crescimento profissional desses especialistas tem se mostrado mais célere se comparados com os profissionais de segmentos como advocacia e administração.
É uma profissão cada vez mais valorizada, pois há muitas empresas procurando esses profissionais, mas poucas são as pessoas com o conhecimento, capacitadas para assumir a responsabilidade de cuidar dos dados das empresas como requer a função.
Há muitas vantagens, muitas razões, que não cabem num só artigo. E por isso, a Korú convida você a entrar em contato com a equipe para saber mais sobre a área, a profissão e conhecer nosso curso de Engenharia de Dados.
Estamos aqui para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas, de modo que possa se tornar parte desse ecossistema, diminuir a falta de mão de obra especializada e passar a gerar valor e transformação no mercado de trabalho.