Escola Koru

Profissionais Tech: por que você precisa treinar na sua empresa

Não precisamos pesquisar muito para prontamente dizer que é fundamental manter toda a equipe atualizada, para refinar suas habilidades, incrementar suas competências e entre outros benefícios, reciclar o conhecimento, motivar e aumentar a produtividade e reter talentos. 

É preciso investir em pessoas, qualificá-las, mantê-las atualizadas para exercerem bem suas funções, à altura das exigências do mercado.

Por que treinar profissionais de tecnologia?

Porque TI é parte essencial de todo negócio. E traz resultados.

Porque as mudanças no segmento são muito rápidas e porque a migração das operações para o meio digital são indispensáveis e é também essencial contar com profissionais capazes de lidar com a transformação digital com a mesma celeridade e habilidade, principalmente.

O treinamento, em geral, além de potencializar o conhecimento, traz resultados tanto para quem é treinado quanto para a empresa – qualifica os dois lados. 

O não treinar pode se tornar um sinônimo de estagnar, podendo comprometer resultados, colocar em prejuízo o planejamento estratégico da empresa.

Quanto a treinar profissionais de tecnologia, especificamente, trata-se de manter a equipe capacitada, competitiva e atualizada em relação às novas tecnologias, sendo este um catalisador para o crescimento da empresa.

Não vale apenas investir em equipamentos sofisticados, pois isso não quer dizer qualidade, não garante melhorias práticas. As pessoas precisam também de investimento para que suas competências sejam compatíveis com o ecossistema da tecnologia, com todos os seus avanços e constantes desafios.

Há muitas empresas ainda em dúvida ou negação sobre investir em treinamento – pelo custo e tempo, não visualizam o retorno do investimento, não visualizam o prejuízo que poderão ter com a baixa qualidade refletindo-se em seus produtos ou serviços, na possibilidade de erros recorrentes em situações que poderiam ser evitadas. 

Quando os funcionários ‘crescem’, a empresa também ‘cresce’, daí o porquê de treinar profissionais de tecnologia – e sim é bom para a sua empresa, aliás, é ótimo e vital e oferece vários benefícios.

Benefícios

  • Ganho de eficiência e otimização do tempo – afinal a falta de capacitação subtrai a eficiência porque aumenta o tempo dedicado a tarefas e a possibilidade de falhas.
  • Alta motivação e produtividade – uma equipe bem treinada se sente mais motivada e se torna ainda mais produtiva.
  • Competitividade – a equipe se torna competitiva por meio do desenvolvimento de suas competências e faz com que a empresa também se classifique assim.
  • Otimização e automação dos processos – consequentemente, diminui as falhas e desperdícios.
  • Melhores resultados e o aumento da produtividade.
  • Fluidez no dia a dia e um ambiente positivo – uma equipe capacitada vence com fluidez os desafios e isso torna o ambiente mais saudável.
  • Todos são beneficiados interna e externamente.
  • Comunicação assertiva – quando a comunicação é assertiva, todos ganham com isso. 
  • Melhor gestão dos recursos tecnológicos – promove economia de recursos.
  • Melhora a confiança e a segurança dos dados.
  • Estímulo à carreira de novos líderes.
  • Reduz o turnover de funcionários – retém talentos de valor.
  • Capacitação é essencial para que se encontrem soluções mais adequadas para os diversos problemas no dia a dia das empresas.

Algumas empresas dão treinamento interno, promovem formação técnica, workshops, palestras, congressos, cursos de curta duração, EAD, presencial e outras dão financiamento estudantil. 

Importa muito investir em iniciantes e veteranos(as), por todos os benefícios acima elencados e mais outros tantos que podem ser percebidos no dia a dia da empresa e dos(as) profissionais. Inclusive com aderência à diversidade, equidade e inclusão.  

Tire suas dúvidas com  nossos especialistas. 

Quer ajuda para montar um curso com a cara da sua empresa?

O time  Korú vai ouvir suas necessidades e podemos montar uma proposta de desenvolvimento juntos! Afinal, aqui, você tem flexibilidade para customizar ementas, mentorias e projetos para a sua empresa. Que tal?

Vamos criar conexão e desenvolvimento dos talentos para expandir negócios.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!