Escola Koru

Pensamento computacional: o que é e como aplicar?

Pensamento computacional é uma habilidade fundamental dessa era digital em que vivemos. Essa forma de pensamento ajuda a solucionar problemas de forma lógica e sistemática, sendo amplamente aplicável em diferentes áreas do conhecimento. Continue comigo e saiba mais neste artigo!

Pensamento Computacional – o que é?

Jeannette Wing, professora de ciência da computação na Universidade de Columbia, em seu artigo, que é considerado um marco na definição e popularização do conceito de pensamento computacional, explica que Pensamento Computacional é uma forma de solucionar problemas, projetar sistemas e entender o comportamento humano que se baseia em conceitos fundamentais da ciência da computação.

Ainda de acordo com Jeannette, é uma habilidade para todos e não apenas para cientistas da computação. É reformular um problema aparentemente difícil em um que sabemos como resolver, talvez por redução, incorporação, transformação ou simulação.É interpretar código como dados e dados como código.

O pensamento computacional requer: explorar e analisar os problemas minuciosamente, a fim de entendê-los completamente, usando linguagem precisa e detalhada para delinear problemas e soluções e aplicar um raciocínio claro em todas as fases do processo. 

Além disso, encoraja as pessoas a abordar qualquer problema de maneira sistemática e a desenvolver e articular soluções em termos suficientemente simples para serem executados por um computador – ou outra pessoa.

Como aplicar o pensamento computacional?

O pensamento computacional pode ser aplicado em diversas áreas, desde o desenvolvimento de softwares e sistemas até na resolução de problemas cotidianos de forma mais eficiente e escalável; problemas matemáticos e análise de dados, entre outros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como lógica, criatividade e capacidade de trabalho em equipe.

“As habilidades de pensamento computacional são cada vez mais críticas para indivíduos e organizações, pois o uso da computação se torna mais central para todas as atividades e inovações. À medida que os computadores se tornam mais inteligentes, em vez de reduzir os requisitos do entendimento humano, eles o aceleram. Desbloquear respostas cada vez mais perspicazes significa dirigir o computador com novas habilidades de pensamento computacional.” (Computational Thinking)

Um exemplo prático de como aplicar o pensamento computacional é o processo de resolução de um problema de programação. Nesse processo, é necessário entender a lógica por trás do problema, identificar as entradas e saídas do sistema, elaborar um algoritmo que atenda aos requisitos e, por fim, testar e ajustar a solução.

De acordo com o Portal University of York, o pensamento computacional divide-se em quatro pilares ou habilidades-chave:

  • Decomposição: processo de quebrar um problema ou desafio, mesmo complexo, em partes pequenas e gerenciáveis para facilitar sua resolução.
  • Reconhecimento de padrões: também conhecido como visualização de dados e informações, o reconhecimento de padrões envolve a análise de informações para encontrar problemas semelhantes. A identificação de padrões facilita a organização dos dados, o que, por sua vez, pode ajudar na solução de problemas. 
  • Abstração: também conhecida como generalização, a abstração exige que os pensadores computacionais se concentrem apenas nas informações e elementos mais importantes do problema e ignorem qualquer outra coisa, particularmente detalhes irrelevantes ou desnecessários.

Pensamento algorítmico: o design do algoritmo é a culminação de todos os pilares. Como um programador de computador que escreve regras ou um conjunto de instruções para um algoritmo de computador, o pensamento algorítmico apresenta soluções passo a passo que podem ser seguidas para resolver um problema.

Fonte: Google Images | Comunidade Desplugada


Para cientistas da computação, o pensamento computacional é importante porque permite que eles trabalhem melhor com dados, compreendam sistemas e criem algoritmos e modelos de computação viáveis.

“Em um mundo digital cada vez mais complicado, os conceitos de pensamento computacional podem ajudar as pessoas a enfrentar uma variedade de desafios de maneira eficaz e gerenciável.” (University of York)

Em termos de aplicações do mundo real fora da ciência da computação, o pensamento computacional é uma ferramenta eficaz que pode ajudar alunos e alunos a desenvolver estratégias de resolução de problemas que podem ser aplicadas tanto em seus estudos quanto na vida cotidiana.

Quais são os benefícios?

Desenvolver o pensamento computacional traz diversos benefícios, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade como um todo.  De acordo com a professora Jeanette Wing, essa habilidade é tão importante para o século 21 quanto a leitura, a escrita e a aritmética foram para os séculos 19 e 20.

Entre os principais benefícios do pensamento computacional, podemos destacar:

  • Resolução de problemas: o pensamento computacional fornece uma abordagem estratégica para a resolução de problemas que pode ser aplicada a uma ampla gama de situações.
  • Análise de dados: os algoritmos capacitam as pessoas a entender grandes conjuntos de dados e extrair insights significativos deles.
  • Inovação: o pensamento computacional encoraja as pessoas a pensarem de forma inovadora e a criar soluções novas e criativas para os problemas.
  • Automação: algoritmos são essenciais para automatizar processos que podem aumentar a eficiência e reduzir erros.
  • Colaboração: o pensamento computacional promove  a colaboração  e a comunicação entre pessoas com diferentes formações e conhecimentos, tornando-se uma habilidade necessária no  ambiente de trabalho remoto  . 
  • Alfabetização digital: o pensamento computacional é uma habilidade essencial para a alfabetização digital no mundo de hoje porque permite que as pessoas entendam e utilizem a tecnologia de forma eficaz.
  • Oportunidades de carreira: habilidades de pensamento computacional estão em alta demanda em muitos campos, incluindo ciência da computação, engenharia, finanças, saúde, design e muito mais. Na verdade, você provavelmente  encontrará empregos  que exigem essas habilidades em trabalhos autênticos.
  • Desafios globais: algoritmos podem ser implementados para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, saúde e desigualdade social.

Conclusão…

O pensamento computacional é uma habilidade fundamental para o mundo atual, sendo aplicável em diversas áreas do conhecimento. Ao desenvolver essa habilidade, é possível solucionar problemas de forma lógica e sistemática, tomar decisões mais eficientes, aumentar a criatividade e a capacidade de inovação e, por fim, melhorar as perspectivas de empregabilidade. Portanto, é importante que essa habilidade seja desenvolvida desde cedo, tanto em escolas quanto em ambientes profissionais.

Pensamento computacional é aqui, na Korú

Os cursos na área de tecnologia, oferecidos pela Korú, atendem ao pensamento computacional, uma vez que ajuda nossos alunos e nossas alunas a desenvolverem habilidades que são atraentes ao mercado de trabalho. 

Tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo. Ter presença digital de qualidade é a exigência do futuro! Apesar da alta procura, o número de profissionais qualificados não é equivalente. A Korú é uma Escola pensada para você, para a sociedade e para o futuro, sem barreiras à educação e com oportunidades iguais. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!