Escola Koru

O que fazer após voltar das férias para o trabalho?

Muitas pessoas têm grandes dificuldades de relaxar nos dias que precedem e sucedem as suas férias. Algumas, inclusive, demoram a se desligar do trabalho durante as férias, o que dificulta que elas aproveitem os dias de descanso. 

Então, vou compartilhar um pouco de como me preparo para que a saída de férias seja algo tranquilo e agradável.

Organizando o período que você estará fora 

Para que o seu retorno não seja estressante e com uma pilha de atividades acumuladas, é importante começar a organizar ele desde antes de você sair de férias.

1) Coloque na agenda das pessoas que têm interface com você o evento das suas férias, para que todos saibam que você não estará disponível nesse período e possam se organizar para adiantar ou retardar assuntos que envolvam você.

2) Crie uma lista com 3 seções:

  • Tarefas que precisam ser resolvidas antes da sua saída
  • Assuntos que precisam ser acompanhados/desenvolvidos durante o período que você estará fora e atribua pessoas responsáveis por eles.
  • Assuntos que você precisa iniciar/retomar quando retornar das férias

3) Passe as demandas para as pessoas que vão auxiliar a área durante sua ausência e deixe documentado o máximo de informações possível, como status, próximos passos e pontos de contato. Para a semana do seu retorno, deixe agendadas reuniões com essas pessoas, para que elas possam atualizar você sobre tudo o que aconteceu.

4) Recuse os convites da sua agenda e/ou cancele reuniões que acontecerão durante as suas férias, para que as pessoas saibam que você não estará presente. 

5) Prepare uma mensagem automática no seu email avisando o período que estará fora e indicando os contatos das pessoas que deverão receber solicitações durante esse tempo. 

Aproveitando as férias

Você se preparou para esse momento, então agora não é mais hora de se preocupar. 

Aproveite para descansar e repor as energias, pois assim será possível voltar com uma energia positiva e preparada para encarar os novos desafios.

Voltando a trabalhar

1) Leia seus emails e converse com as pessoas que atuaram nos seus assuntos durante sua ausência para entender o que foi resolvido e o que ainda precisa que você responda e atue. 

2) Organize uma lista de prioridades em que você precisa atuar – a partir dos seus emails e das conversas que realizou. 

3) Dê tempo ao tempo! Talvez no início, você não estará por dentro de tudo que está acontecendo, e é normal levar uns dias para voltar ao ritmo, então não se culpe ou se pressione demais para entender tudo de uma vez.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com seus colegas para que mais pessoas possam ter um retorno tranquilo e sem pressões desnecessárias 🙂

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!