Escola Koru

Git e Github: o que são, como configurar e primeiros passos

A colaboração e o compartilhamento de projetos são cada vez mais comuns no âmbito profissional e pessoal. E para facilitar essa tarefa, temos o Git e o Github. 

De acordo com o Techmonitor.ai, mais de 73 milhões de desenvolvedores usam o GitHub em novembro de 2021. E a comunidade do GitHub deve atingir 100 milhões de usuários até 2025. (FreeCodeCamp)

Mas o que são e como funcionam? 

Neste artigo, eu explico essas ferramentas e como dar os primeiros passos.

O que é Git e Github?

Git 

Sistema de controle de versão (VCS) do código-fonte, desenvolvido pelo engenheiro de software finlandês Linus Torvalds, em 2005. Este sistema permite que diferentes desenvolvedores trabalhem em um mesmo projeto, ao mesmo tempo, sem que haja conflitos nas mudanças realizadas. 

A possibilidade de criar diferentes versões de um mesmo arquivo permite o retorno a uma versão anterior caso haja necessidade.

É possível visualizar toda a linha do tempo das alterações, não importa o local,  fuso horário, a qualquer momento você pode saber quais alterações foram feitas, quem as fez, quando foram feitas e porque foram necessárias.

Com um DVCS como o Git, a colaboração pode acontecer a qualquer momento enquanto mantém a integridade do código-fonte. Ao usar branches, os desenvolvedores podem propor alterações no código de produção. As empresas que usam o Git podem derrubar as barreiras de comunicação entre equipes e mantê-las focadas em fazer o melhor trabalho. Além disso, o Git possibilita alinhar especialistas em todos os negócios para colaborar em grandes projetos. (GitHub)

Github 

Plataforma online de hospedagem de código-fonte e projetos, que utiliza o Git como sistema de controle de versão e oferece diversas funcionalidades, como: controle de acesso, gerenciamento de problemas e solicitações de alteração. Além disso, permite a colaboração de diferentes desenvolvedores em um mesmo projeto, tornando a criação e o compartilhamento de software muito mais simples.

“Nossa plataforma impulsiona a inovação com ferramentas que aumentam a velocidade do desenvolvedor. Com o GitHub, os desenvolvedores podem proteger seu código em minutos e as organizações podem cumprir automaticamente os regulamentos.” (Github)

Como configurar e começar a usa essas ferramentas?

Para configurar o Git é necessário seguir alguns passos simples. 

  • Baixe o Git em sua máquina (https://git-scm.com/downloads).
  • Selecione o download correspondente ao seu sistema operacional.
  • Siga o instalador e selecione as opções padrões. 
  • Ao finalizar a instalação, abra o terminal e execute o comando “git version” para verificar se a instalação foi concluída com sucesso.

Git e GitHub são ferramentas comuns usadas na programação. Eles ajudam você a gerenciar diferentes versões do seu código e a colaborar com outros desenvolvedores. (FreeCodeCamp)

  • Crie uma conta no Github – você vai precisar fornecer alguns dados pessoais e definir um nome de usuário e senha.
  • Conecte sua conta do Github à sua conta Git.
  • Crie um repositório, que é onde os projetos serão armazenados – clique no botão “New” no canto superior esquerdo da página do Github, dê um nome ao repositório e selecione a opção “Public” ou “Private”.
  • Clone o repositório em sua máquina para que seja possível trabalhar nele. Para isso, copie o link do repositório na página do Github e execute o comando “git clone” seguido do link do repositório no terminal.
  • Comece a realizar as mudanças desejadas no projeto para enviar as mudanças para o Github.
  • Execute o comando “git add” seguido do nome do arquivo que foi alterado.
  • Execute o comando “git commit” com uma mensagem descrevendo as mudanças realizadas. 
  • Execute o comando “git push” para enviar as alterações para o Github.

Git e GibHub são dois softwares de controle de versão essenciais para o trabalho de quem escreve e testa códigos para desenvolvimento de programas – os requisitados devs. A diferença entre eles está nos recursos que oferecem, um se adaptando melhor para o uso em projetos individuais e outro em trabalhos coletivos. (Tecmundo)

Concluindo…

Git e Github são ferramentas essenciais para o compartilhamento e colaboração de projetos de software. Com eles, o trabalho em equipe se torna mais eficiente, é mantido o histórico das mudanças realizadas e possibilita a criação de diferentes versões de um mesmo arquivo. 

Além disso, o Git e o Github são muito utilizados em projetos de software livre, nos quais a colaboração entre diferentes desenvolvedores é fundamental para obter sucesso.

Por oferecer uma visão clara do que está registrado no projeto, uma vez que as alterações ficam registradas e podem ser facilmente visualizadas e gerenciadas, os desenvolvedores podem acompanhar o andamento do projeto de forma mais rápida e pontual, além de possibilitar a identificação de possíveis erros ou problemas e acelerar as correções, pontualmente.

Sem contar a possibilidade de os desenvolvedores poderem trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet. O que possibilita que empresas e equipes distribuídas possam trabalhar de forma mais eficiente, sem a necessidade de estar fisicamente presentes no mesmo local.

Vem estudar na Korú

A Korú oferece cursos na área de tecnologia, com uma carga horária de 180 horas, cada uma, com 10 horas semanais divididas entre aulas online ao vivo, mentorias e projetos, entre outros benefícios. 

Com a alta procura e as poucas opções de profissionais qualificados, o mercado de tecnologia no Brasil é uma grande oportunidade, afinal, a transformação digital é uma realidade da qual não podemos mais retroceder. 

Ter presença digital de qualidade é a exigência do futuro! 

Por essas e outras, a Korú é uma Escola pensada para você e o futuro… o seu futuro e o futuro da sociedade, sem barreiras à educação e com oportunidades iguais. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Post Relacionados

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!