Escola Koru

Dicas para ser líder destaque em 2023

Líderes precisam desenvolver suas habilidades de liderança em todos os aspectos, não apenas refinar seus domínios técnicos ou tão somente os socioemocionais, devem estar preparados para os desafios da liderança e para atender às necessidades tanto da empresa quanto dos colaboradores.

2023 recém começou, com novas movimentações no mercado de trabalho, novas lideranças políticas, novas propostas socioeconômicas, a tecnologia incrivelmente crescente, vemos ainda alguns pontos frágeis em decorrência do período pandêmico, novas ondas, expectativas etc.

Muitas empresas e pessoas retomam as rédeas da sua vida, atualizando seus planos estratégicos para 2023… Líderes, antenados por natureza, acompanham toda essa evolução e se preparam para mais uma jornada.

Ao lado de sua equipe, ocupando uma posição-chave dentro da empresa, preparam-se para o futuro, atuando em ambientes diversos, sendo protagonistas da inclusão, guiando, conduzindo, orientando, inspirando e ajudando em sua produtividade e carreira, o que reflete também em sua vida pessoal. 

E como ser um líder em destaque? 

Líderes que se destacam são aqueles requisitados pelo mercado, disputados pelas empresas por sua trajetória profissional, construída por meio de suas habilidades para liderar pessoas com maestria e gerar resultados.

Líderes em destaque têm inteligência emocional.

Afinal, para lidar com a diversidade, com os desafios, com adversidades, crises, riscos e as mais variadas situações do dia a dia, é essencial ter as emoções equilibradas. 

Empatia é outra característica primordial. Quando trabalhamos com pessoas, precisamos entender que cada ser é um universo. Esse entendimento só é possível para quem exerce uma liderança compreensiva, com escuta ativa, imparcial e sem vieses, reconhecendo os limites pessoais.

Inspiração é elementar. Líderes têm a capacidade de marcar a vida de seus colaboradores, por influência. Uma liderança inspiradora engaja a sua equipe, torna-se exemplo, envolve a todos, motiva seus liderados a serem cada vez melhores naquilo que fazem e a explorarem ainda mais suas competências.

Transparência é primordial para manter a confiança. Seja para dar e receber feedbacks, uma vez que evoluímos pessoal e profissionalmente quando recebemos críticas e aprendemos com elas, feedbacks nos constróem, nos dão a oportunidade de sermos melhores. 

Percepção é substancial. Ajuda muito a tomar decisões, ainda mais quando se soma à capacidade analítica; indispensável à resolução de conflitos de vários portes, com serenidade, diplomacia e humanidade.

Pede ajuda quando precisa, não apenas delega.  Acredita e estimula a inteligência coletiva, e assim, conduz as melhores soluções. E por isso, inspira o pertencimento

A habilidade comunicacional deve fazer parte das competências de todos os profissionais.

Líderes devem ser claros e concisos em suas mensagens, de modo a manter todos alinhados e informados, mantendo a conexão e o bem-estar de toda a equipe, transferindo significado sem ruídos nos processos comunicacionais. 

Líderes de sucesso têm poder de persuasão, o que não significa manipulação. Ter persuasão é ter argumentação, articulação e raciocínio fluido e claro para abordar ideias e convencer sobre pontos de vista e ideais comuns.

Curiosos por natureza, estão sempre antenados e atuantes, não apenas como observadores, fazem questão de se manterem a par das novidades do mercado,  por dentro dos fatos, das tendências, dos eventos, de momentos em que se reforça o networking, em assuntos e casos que possam agregar valor à sua liderança.

Líderes não abrem mão de suas responsabilidades, têm pensamento estratégico, congruência, disciplina, capacidade de adaptação e flexibilidade para administrar equipes diversas por um objetivo comum. 

Concluindo…

Líderes que têm visão de futuro projetam-se já no presente, estimulam suas competências plurais e, assim, as das pessoas que compõem suas equipes de alta performance.

Somando-se a tudo o que foi exposto neste conteúdo, líderes de sucesso entendem que a diversidade requer uma transformação cultural consciente e efetiva em todos os níveis.

Assim, conduzem suas equipes – todos pautados em uma força de trabalho inclusiva, assertiva, com todas as suas particularidades, experiências e competências.

Além das características citadas, quais outras você incluiria aqui?

Entre em contato com a Equipe Korú, vamos bater um papo sobre como você pode se tornar um líder em destaque em 2023, 2024… 2030 e mais. 

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!