Escola Koru

Como o storytelling é utilizado na criação de games?

“Super Mario Bros, o filme” acabou de ser lançado e já é um sucesso de bilheteria por todos os lugares que passa, inclusive, em poucos dias já levou o título de melhor estreia para filme de animação.

Mas o que talvez nem todos se lembram é que essa não é a primeira vez que o jogo está sendo adaptado para as telas, afinal Mario Bros foi a primeira adaptação de jogo para filme já feita, lá em 1993, e foi considerado na época um superdesastre. 

Fonte: https://www.rottentomatoes.com/m/super_mario_bros


De lá para cá, diversos jogos, como Mortal Kombat, The Witcher, Tomb Raider e The Last of Us, também já ganharam suas versões em tela cheia, e cada vez mais jogos têm tido sucesso nessas adaptações.

Tudo isso é possível porque os jogos são construídos com um storytelling muito bem estruturado para envolver seus jogadores. Mas quais são as técnicas utilizadas nesse processo?

A primeira que vou trazer aqui é a de criação de trailers. Eles são apresentados no início dos jogos e contam um pouco da história, trazendo um contexto para quem joga, uma descrição do personagem e do ambiente, além de explicar os desafios que serão enfrentados na jornada apresentada, gerando assim uma expectativa nos jogadores e os ambientando sobre aquele novo universo.

Um outro recurso muito utilizado é o de criar uma narrativa por meio da trilha sonora e dos bordões criados para os personagens, que vão dando o tom para o jogo e variam de acordo com o ambiente e tipo de perigo enfrentado em cada fase. 

Além disso, existem os descritivos de cada personagem, que mostram seus pontos fortes e fracos para que as jogadoras e jogadores possam escolher as skills que melhor funcionam para seu tipo de game.

Alguns jogos tem ainda criado as histórias de seus personagens de forma tão profunda e completa, que lançam isso em seus sites, como é o caso do jogo overwatch, que tem uma página dedicada para detalhar cada um de seus heróis.

Fonte: https://overwatch.blizzard.com/pt-br/heroes/mei/


Um fato que pesa bastante no impacto do storytelling montado é que durante o tempo no qual as pessoas estão envolvidas com os jogos, e esse tempo às vezes é bem longo, elas controlam os personagens e tomam decisões por eles, o que possibilita que se crie uma conexão ainda maior com as histórias. As pessoas que estão jogando se sentem parte do jogo, e não é difícil achar vídeos de pessoas emocionadas em diferentes fases, mas principalmente nos finais, de milhares de jogos de videogame e computador. 

É óbvio que os aspectos gráficos e de jogabilidade têm grande importância na construção e sucesso dos jogos lançados, mas jogar uma boa história também tem, com certeza, um grande peso para os gamers que aguardam ansiosos por cada novo jogo ou nova versão de jogo existente.

 

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!