Escola Koru

Escola Korú: parte do pacto Global da ONU

Eu me lembro até hoje do dia em que tudo começou. Desde o início da Korú, nós sócios e sócias, sempre batemos muito na tecla de cultura e propósito. Não tínhamos produto, não tínhamos estratégia, não tínhamos equipe, não tínhamos ferramentas, mas sabíamos que tínhamos um propósito claro e que com ele desenharíamos uma cultura forte e profunda dentro da nossa escola.

A responsabilidade social empresarial tornou-se cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo, mas sempre me questiono sobre quem de fato está atuando nessa área de maneira prática e com resultados. Não basta apenas dizer que é uma empresa de impacto social, é necessário ter resultados concretos e mensuráveis em relação ao impacto gerado na sociedade. 

Com muito orgulho, aqui na Korú, podemos bater no peito e dizer que estamos mudando vidas, através da qualificação das pessoas e geração de emprego e renda. Desde o início das primeiras turmas de formação da nossa escola, há 8 meses, já contribuímos com mais de R$1.000.000,00 em bolsas de estudo para dar às pessoas a oportunidade de alcançarem seus sonhos através da formação em um dos nossos cursos.

Percebemos que essa iniciativa por si só, não só apoia o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, mas também contribui para o alcance de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Ao oferecer bolsas de estudo, estamos promovendo o acesso à educação de qualidade (ODS 4) para estudantes que em 95% dos casos fazem parte de algum grupo minorizado ou em vulnerabilidade social, que de outra forma poderiam ter dificuldades financeiras para prosseguir seus estudos. Além disso, estamos ajudando a reduzir as desigualdades sociais (ODS 10) ao oferecer oportunidades educacionais a jovens de diferentes origens socioeconômicas.

Estamos contribuindo para a promoção do crescimento econômico (ODS 8), uma vez que estamos investindo em educação e treinamento para o desenvolvimento de futuros profissionais qualificados e capacitados. Também estamos ajudando a promover a igualdade de gênero (ODS 5) ao oferecer bolsas de estudo para mulheres que enfrentam desafios adicionais em relação ao acesso à educação e à empregabilidade. Por fim, estamos agregando à erradicação da pobreza (ODS 1) dada a ascensão de classe social de pessoas através da educação e empregabilidade.

Bastante coisa, né?! Mas no último mês, uma de nossas sócias, a Pri, teve a ideia de nos inscrever para sermos parte do Pacto Global das Nações Unidas, um compromisso voluntário de empresas e organizações em todo o mundo para alinhar suas estratégias e operações com princípios universais em quatro áreas: direitos humanos, normas trabalhistas, meio ambiente e anticorrupção. 

Em março, recebemos a grande notícia de que agora – oficialmente – estamos dentro do Pacto Global. Essa decisão reflete nosso compromisso com os princípios universais e a promoção de práticas empresariais responsáveis em todas as áreas em que atuamos. Estamos muito decididos em continuar com nosso programa de bolsas que apoia e acelera estudantes da nossa escola e também contribui diretamente para a realização dos ODS da ONU, mas agora também com outras responsabilidades dentro do Pacto.

Além de estar muito clara a conexão do pacto com o nosso negócio, nossa cultura e propósito, também fico muito feliz em assumir mais um compromisso com a sociedade em que estamos inseridos, já que por meio de nossa adesão ao Pacto Global, teremos acesso a ferramentas e recursos que nos ajudarão a implementar as melhores práticas de responsabilidade social empresarial e também a oportunidade de colaborar e conectar com outras empresas e organizações comprometidas com os mesmos princípios e valores.

Acredito fortemente que a entrada da Korú no Pacto Global da ONU não apenas trará benefícios para a nossa escola, com certeza impactará todo o nosso ecossistema: time interno, professores e mentores, organizações parceiras, clientes, fornecedores, acionistas e outros. Estamos comprometidos em fazer a nossa parte para construir um futuro mais justo, equitativo e sustentável.

E se você quer que sua empresa seja parte do Pacto Global da ONU, basta acessar o site e seguir os passos descritos por lá: https://www.pactoglobal.org.br/

 

Post Relacionados

O que é desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software pode parecer um mistério indecifrável para alguns, mas a verdade é que não precisa ser um bicho de sete cabeças.  Na verdade,

Leia Mais

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!

Estamos quase lá!