A inteligência artificial (IA) vem deixando marcas em todos os setores da sociedade. Ela permite que as máquinas realizem tarefas que antes só eram possíveis de serem feitas por humanos, trazendo não só benefícios, como também novos problemas a serem explorados.
O que devemos esperar considerando esta tecnologia e o mercado de trabalho? Qual vem sendo o impacto dela para as profissões atualmente? É sobre isso que vamos tratar um pouco mais neste artigo.
Automação Inteligente
Com a IA, tarefas repetitivas e demoradas podem ser feitas automaticamente. No contexto da manufatura, robôs com IA podem operar máquinas de forma inteligente, não só acelerando a produção, como também melhorando a sua eficácia e eficiência.
Outro exemplo de automação é a utilização de chatbots no atendimento ao cliente. É possível utilizar a IA para dar respostas personalizadas, simulando uma conversa com um humano e acolhendo as necessidades e sentimentos do cliente.
Cansado de tarefas repetitivas e resultados abaixo do esperado? Desbloqueie o potencial do Marketing com Inteligência Artificial em nosso curso online gratuito!
Aprenda:
- 100+ ferramentas de IA para design, chatbots, análise de dados e muito mais.
Exemplos práticos com Adobe Spark, ChatGPT, Copy.ai e Arpa.ai.
Aumente sua eficiência, automatize tarefas e gere insights rapidamente.
Torne-se um profissional de marketing do futuro!
Decisões Inteligentes
A IA tem impactado os processos de decisões das empresas. Isso acontece porque os algoritmos de IA podem aprender com grandes quantidades de dados rapidamente. Dessa forma, identifica tendências e padrões, além de oferecer insights sobre os clientes e processos.
Um exemplo do seu uso é na realização de pesquisa de mercado. A IA consegue mapear discussões em sites da internet sobre o tema, reviews de produtos e redes sociais, gerando melhor compreensão do contexto e das pessoas.
Com a IA, as decisões também podem ser tomadas mais rapidamente, inclusive em tempo real. Na Netflix, por exemplo, as recomendações de filme se baseiam no perfil do usuário. Ainda no contexto de recomendações, a Amazon também utiliza IA para listar os produtos em sua página inicial, considerando o cliente e a probabilidade de compra.
Desafios e preocupações
É importante observar que a IA também transforma o mercado de forma negativa. Com a automação, diversas pessoas estão sendo demitidas e substituídas por máquinas. Os profissionais que mantêm seus empregos são constantemente comparados com a eficiência das máquinas, além de se sentirem pressionados a aprender novas habilidades e se adaptar constantemente e rapidamente.
Ademais, a IA é repleta de dilemas éticos que as pessoas precisam enfrentar e decidir. O primeiro ponto é que a IA está sujeita a erros. Desta forma, é necessário não confiar cegamente nas decisões da IA, e ter sempre uma pessoa validando o comportamento da máquina. Outro fator preocupante é que os algoritmos podem reproduzir vieses de preconceito encontrados nos dados, e gerar situações de discriminação e desigualdade.
Por fim, é importante observar que a IA não substitui completamente os seres humanos. As pessoas ainda são necessárias para tarefas com empatia, criatividade e raciocínio crítico. Assim, embora o advento da IA gere preocupações, ela oferece a chance dos profissionais e empregos se reinventarem, trazendo como benefícios a resolução de problemas complexos, a agilização dos processos e a melhoria da eficiência e eficácia de diversos setores.